Os médicos do Hospital Metropolitano de Várzea Grande suspenderam a paralisação e retornam ao trabalho nesta quarta-feira (18.01). A informação é do secretário adjunto de Serviços de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado, Fábio Lago.
Os profissionais haviam cruzado os braços na segunda-feira (16.01) reivindicando o pagamento de salário referente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado. Apenas atendimentos emergências e urgências estavam sendo realizados na unidade de saúde.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) afirmou que já efetuou o pagamento dos salários referente ao mês de setembro nesta terça-feira (17.01), e que foi apresentada uma proposta aos médicos com um calendário de pagamento dos demais meses em atraso.
“Nós garantimos a eles que iremos efetuar o pagamento do salário de outubro até a próxima sexta-feira (20.01). Além disso, propomos pagar os salários de novembro e dezembro no dia 10 de fevereiro, pagando dessa forma todos os salários em atraso”, declarou Lago.
Sobre as cirurgias eletivas e outros procedimentos cirúrgicos que deixaram de ser realizado em decorrência da paralisação, Fábio Lago informou que a unidade irá efetuar em curto espaço de tempo, todos os procedimentos cancelados sem prejudicar as cirurgias pré-agendadas.
Telefone cortado
Sobre o telefone cortado, Fábio Lago confirmou que a linha do telefone fixo do Hospital Metropolitano está cortada por falta de pagamento. “A empresa de telefonia mandou com atraso a conta do mês de dezembro, e quando chegou veio com juros. A Secretaria não pode pagar conta com juros, o valor não foi pago e por isso ocorreu o corte. Mas, dentro dos próximos dias iremos resolver o problema e o telefone voltará a funcionar”, garantiu o gestor.
Leia mais: Pacientes do Metropolitano percorrem mais de 700km e perdem a viagem