A Atalanta levou um susto neste sábado, mas sustentou a liderança do Campeonato Italiano ao arrancar o empate com a Lazio, por 1 a 1. O gol decisivo veio apenas aos 42 minutos do segundo tempo, suficiente para derrubar da ponta a Inter de Milão, que liderou a tabela por poucos minutos nesta tarde.
O empate fora de casa encerrou a série de 11 vitórias consecutivas da Atalanta, que segue invicta nos últimos 13 jogos no Italiano. A equipe, contudo, voltou para a ponta, que havia sido perdida por poucos minutos desde a vitória da Inter de Milão sobre o Cagliari por 3 a 0, também neste sábado.
A Atalanta soma 41 pontos, contra 40 da equipe de Milão. No entanto, tem um jogo a mais na tabela. A Lazio, por sua vez, ocupa o quarto lugar da tabela, com 35, atrás também do Napoli, terceiro colocado, com 38.
Favorita e em momento mais favorável, a Atalanta foi surpreendida pelo forte ritmo imposto pela Lazio nos primeiros minutos de jogo. O time da casa acuou a equipe que vinha liderando a tabela e praticamente não correu riscos até os 25 minutos do primeiro tempo. Além disso, criou as melhores oportunidades. Aos 10, 10, Guendouzi acertou a trave.
A pressão só aliviou na metade da etapa, quando a Atalanta parecia neutralizar aos poucos a alta intensidade da Lazio. Apenas parecia. Aos 26, a equipe romana colocou no placar a superioridade em campo. Dele-Bashiru recebeu lançamento em profundidade e não hesitou ao bater na saída do goleiro Marco Carnesecchi.
O gol esquentou ainda mais o confronto, no qual a Atalanta parecia se segurar na defesa na tentativa de se poupar, prevendo uma reação no segundo tempo. O jogo, contudo, pouco mudou nos primeiros minutos da etapa final, a exceção de uma tentativa desperdiçada pelo colombiano Cuadrado.
Logo a partida apresentava um panorama invertido em relação ao primeiro tempo. Enquanto a Lazio se segurava na defesa, a Atalanta cercava a área dos donos da casa em busca do momento certo para o dar o bote.
O lance decisivo veio aos 42 minutos do segundo tempo. Zaniolo pegou a defesa da Lazio de surpresa ao acertar lindo passe para Lookman, livre na área pela esquerda. Ele cruzou para Brescianini, sem qualquer marcação na pequena área, apenas completar para as redes, assegurando o empate.
INTER DE MILÃO LIDEROU POR POUCOS MINUTOS
Ganhando embalo na temporada, a Inter derrotou o Cagliari por 3 a 0, fora de casa, com atuação decisiva de Barella, autor de duas assistências. Bastoni, Lautaro Martínez e Çalhanoglu, de pênalti, marcaram os gols. O resultado marcou a quarta vitória consecutiva da Inter por diferentes competições, além de 12 jogos de invencibilidade somente no Italiano. A equipe de Milão detém agora o melhor ataque da competição.
O primeiro tempo no estádio Unipol Domus foi marcado por ligeira superioridade dos visitantes e pelo clima tenso. O zagueiro Mina, ex-Palmeiras, protagonizou dois momentos de desentendimentos entre jogadores das duas equipes. Uma delas com Lautaro Martínez, o que quase causou a expulsão de ambos.
Com a bola rolando, o atacante argentino foi dos mais perigosos no setor ofensivo da Inter. Ele desperdiçou duas boas chances de gol, enquanto Barella acertou lindo chute, de primeira, aos 41, mas bateu no centro do gol, facilitando a defesa de Simone Scuffet.
O segundo tempo começou mais movimentado, numa tentativa despretensiosa da Inter. Aos 8 minutos, Barella deu um chutão para o alto dentro da área e Bastoni, sem maiores pretensões, cabeceou alto, o suficiente para encobrir Scuffet e surpreender toda a defesa do Cagliari.
A Inter ampliou o placar aos 25. Barella cruzou na área e Lautaro completou para as redes. Quando a partida já parecia resolvida, Mateusz Wieteska subiu com a mão elevada e acertou a bola dentro da área. O árbitro anotou a penalidade, convertida com categoria por Çalhanoglu aos 32, sacramentando a vitória. O brasileiro Carlos Augusto entrou na metade do segundo tempo. Mas teve um desempenho discreto.
Também neste sábado, em disputa na metade inferior da tabela, o Parma derrotou o Monza por 2 a 1, diante de sua torcida. Hernani, de pênalti, e Valenti marcaram os gols dos anfitriões, enquanto Pereira descontou para os visitantes, que jogaram praticamente todo o segundo tempo com um a menos – Mari foi expulso aos 9 minutos da etapa final.
O resultado deixou o Parma com 18 pontos, na 14ª colocação. O Monza segue afundando na lanterna, com 10 pontos.
Fora de casa, o Genoa bateu o Empoli por 2 a 1, num confronto direto por vaga no meio da tabela. Badelj e Ekuban balançaram as redes pelos visitantes. E Esposito, que havia perdido pênalti no início do segundo tempo, marcou o gol dos donos da casa, que aparecem no 12º lugar, com 19 pontos. O Genoa vem logo atrás, em 13º, com a mesma pontuação.G