Cidades

Associação Pró-Cura da ELA participa da Campanha “Balde de Gelo”

 
A campanha consiste em desafiar 3 pessoas a fazerem uma doação de US$ 100,00, e caso não o façam, devem tomar um banho com um balde de água com gelo, tudo em 24h. Como a visibilidade de celebridades tomando banhos de água gelada foi grande demais, optou-se por fazer os dois, e assim, divulgar ainda mais a causa.
 
Entre as celebridades americanas, se banharam Oprah, Bill Gates, Steven Spielberg, e Marck Zuckenberg.  No Brasil, já postaram seus vídeos, Neymar, Luciano Huck, Ivete Sangalo e Ana Maria Braga, que o fez ao vivo em seu programa.
 
A ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores – as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos, e com a sensibilidade preservada.
 
Em torno de 2.500 pessoas são diagnosticadas com ELA anualmente no Brasil. A incidência em nosso país, assim como nos EUA está entre duas a quatro em cada 100 mil pessoas e aqui, a prevalência é de que mais de 15 mil brasileiros sejam pacientes de ELA. A expectativa de vida desta doença é variável e muitas pessoas vivem com qualidade de vida por mais de cinco, dez e em alguns casos até vinte anos. Mais da metade de todos os pacientes vivem mais de três anos após o diagnóstico.
 
“A ELA pode atingir qualquer pessoa e pouco se divulga sobre a doença”, explica a diretoria da Associação Pró-Cura da ELA, uma Associação que conta com uma comunidade de mais de 5 mil membros entre pacientes, profissionais da saúde e familiares ligados à doença.
 
Nos Estados Unidos, a ALSA já arrecadou com a Campanha US$ 15,6 milhões.  “Claro que sabemos que a realidade do Brasil é outra, mas com o apoio das celebridades, podemos vislumbrar um futuro melhor para os pacientes que são assistidos pela Associação” afirma Jorge Abdalla, vice- presidente da Associação Pró-Cura da ELA.   “Enquanto lá fora eles buscam recursos para pesquisas e pela busca da cura da doença, aqui buscamos recursos mínimos para praticar o assistencialismo, para que os pacientes mais necessitados tenham um pouco de conforto e dignidade até que seja descoberta a cura da doença” complementou.
 
Neymar, em seu perfil no Instagram, destacou: “ É legal que todo mundo saiba porque tá todo mundo tomando banho gelado…A campanha é mundial e a Associação Pró-Cura da ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica DAQUI (do Brasil) também precisa de recursos!”
 
Quem quiser colaborar com a campanha, com qualquer valor, basta fazer um depósito na conta da Associação:
 
Banco Bradesco (237)
Agência: 2962-9
Conta corrente: 2988-2
 
Razão Social: Associação Pró-Cura da Esclerose Lateral Amiotrófica
CNPJ: 18.989.225/0001-88
 
Sobre a Associação Pró- Cura da ELA
 
Associação Pró-Cura da ELA existe desde 2013 e já conta com mais de 2500 associados em sua base. Além disso, possui uma rede de contatos diários com mais de 5 mil pessoas, entre pacientes, familiares e profissionais de saúde. A missão da Pró-Cura é promover assistência social, por meio do auxílio aos pacientes e familiares de ELA, bem como fomentar e desenvolver estudos e pesquisas científicas correlatas à ELA e às doenças raras em geral. Para mais informações, acesse: www.procuradaela.com.br
 
Da Assessoria 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.