A Associação É o Bicho MT iniciou uma campanha, no início desse mês, de coleta de frutas e ovos, em Cuiabá, que serão destinados aos animais que estão sofrendo com as queimadas e a seca no Pantanal, em Mato Grosso. A arrecadação vai ser feita por no mínimo três meses para que o bioma consiga se restabelecer.
Semanalmente, a associação precisa levar cerca de 1,5 toneladas de frutas e ovos. A compra dos alimentos custam R$ 12 mil, sem contar com os valores da logística para levar até o Pantanal. Ao todo são 72 caixas de bananas, 36 caixas de melão, 36 caixas de mamão, 42 caixas de laranjas e 216 melancias.
Fora o combustível, os gastos incluem a alimentação dos motoristas e dos voluntários que estão desenvolvendo essas atividades.
Em 2020, a associação conseguiu arrecadar 300 toneladas de frutas e 580 mil litros de água. Nesse ano ainda foram arrecadadas apenas 4 toneladas. As frutas são levadas durante as quartas-feiras e sábados.
Nas quartas-feiras, funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) fazem a distribuição dos alimentos pela região e nos fins de semana, os voluntários da É o Bicho MT fazem o abastecimento dos alimentos.
Diferente do ano passado, para conseguir levar os alimentos, os voluntários precisam estar cadastrados, já que é crime ambiental alimentar animais silvestres, exceto nessas situações. Cerca de 70 voluntários da associação estão cadastrados.
De acordo com a presidente do É o Bicho MT, Jenifer Gonçalves Larrea, é preciso lutar pelo Pantanal para não perder o bioma futuramente.
“É um trabalho que requer muito esforço e persistência por diversas dificuldades que aparecem pelo caminho, mas como a gente faz pelos animais, acaba superando tudo isso. O sentimento é de muita tristeza, mas se nós não fizermos nada, vamos perder esse bioma que é tão importante para a humanidade, então é preciso fazer algo agora”, disse.
As pessoas que quiserem contribuir com arrecadação de frutas e ovos podem levar os alimentos para a câmara fria que fica no bairro Porto, em Cuiabá.