Muitas vezes as pessoas estão insatisfeitas com a aparência da face e do sorriso, mas o incômodo pode ser devido a uma causa séria e que pode acarretar problemas de saúde: a assimetria facial.
Primeiro é importante entender que a assimetria facial se trata de um desequilíbrio que mexe com a musculatura e a estrutura óssea da face, deixando diferenças visíveis nos dois lados da face o que gera insatisfação pessoal.Apesar de comum, a falta de simetria pode ser um problema quando modifica a vida do paciente.
A assimetria facial pode ser causada por diversos fatores como vícios de mastigação, desvio de septo, bruxismo, ausência de dentes, má oclusão, além de problemas mais graves como tumores.
O primeiro passo é o especialista fazer uma investigação detalhada sobre o estado de saúde do paciente, exames odontológicos completos como fotografias intra e êxtase orais,radiografias e se necessário tomografia, para identificar se a assimetria é traumática ou patológica ( caso dos tumores ). Elas podem ainda ser causadas por paralisias, o ser do tipo genéticas, interferindo no tamanho de olhos e pálpebras.
Por isso o diagnóstico é fundamental e faz toda a diferença: alguns tipos de assimetrias facias podem ser tratadas cirurgicamente, como as ósseas e as tumorais, as traumáticas precisam inicialmente das correções intra orais, como colocação de aparelho ortodôntico para corrigir posicionamento e reabilitação oral através de próteses e implantes para tratar ausências dentárias. Depois podemos lançar mão de possibilidades para correções estéticas.
Entre as possibilidades existe a Toxina Botulínica, que é pouco invasiva, e trata desarmonias na face. A substância age na contração muscular e deixa a musculatura estável, o que torna o contorno facial simétrico. A técnica é indicada também para melhorar o equilíbrio entre os dois lados da face nas paralisias facias e no sorriso gengival.
Outra técnica que podemos lançar mão é o preenchimento facial, que mesmo com efeito de curta duração ( 12 a 18 meses), pode compensar até mesmo problemas esqueléticos e diferenças no volume de tecidos moles.
Agora você já sabe que é possível reduzir a assimetria facial por meio de alguns procedimentos, trazendo benefícios estéticos e reduzindo impactos na saúde, além da importância de procurar um especialista que possa informar e orientar o procedimento mais adequado.
Dra. Mara Kenia Dier
Harmonização Orofacial
CRO MT 2285
(65)98117-4024
Instagram @marakenia