A eleição da mesa diretora que presidirá o biênio 2015/2016 da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) acontecerá neste domingo (01), no Plenário das Deliberações, após a posse dos 24 deputados estaduais. As chapas serão conhecidas no dia, mas já há especulações de uma formada por Guilherme Maluf (PSDB) para a presidência do Legislativo, tendo Ondonir Bortolini, o Nininho (PR), como primeiro secretário. E a outra chapa encabeçada por Zeca Viana (PDT), com primeiro secretário indefinido.
Também que ambos seriam aliados do governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PDT).
O voto é secreto, porém a chapa do peessedebista indica que já possui 17 votos favoráveis, tendo Taques como aliado, e Eduardo Botelho (PSB) na primeira-vice-presidente. E que Nininho é o nome em substituição a Eduardo Botelho (PSB), ligado a antiga chapa de Emanuel Pinheiro (PR), que chegou cogitou a se candidatar.
O cargo de primeiro secretário tem forte influência em cargos comissionados de peso da Assembleia Legislativa, permite ordenar despesas e é gestor direto de diversas unidades.
Na chapa de Maluf e Nininho ainda contaria com segunda-vice-presidência de Max Russi (PSB).
A lista dos 17 teria saído de uma reunião no Palácio Paiaguás, em que os deputados Saturnino Masson (PSDB), Leonardo Albuquerque (PDT), Wagner Ramos (PR), Sebastião Rezende (PR), Wancley de Carvalho (PV), Zé Domingos (PSD), Wilson Santos (PSDB), Silvano Amaral (PMDB), Baiano Filho (PMDB), Pedro Satélite (PSD), Max Russi (PSB), Dilmar Dal Bosco (DEM), Oscar Bezerra (PSB) e Pery Taborelli (PV) teriam assinado um documento se comprometendo a votar em Maluf.
Quanto a Zeca Viana, o apoio deve ser seguido pelos parlamentares Romoaldo Júnior (PMDB), além dos deputados Emanuel Pinheiro (PR), Mauro Savi (PR), Janaína Riva (PSD), Zé do Pátio (Solidariedade) e Gilmar Fabris (PSD), que é suplente mas assumirá a vaga que pertencia a Walter Rabello (PSD) logo após a solenidade de posse porque a Constituição.
Mudança em vista
O parlamentar Romoaldo Júnior, que vai presidir as sessões de posse e eleição da Mesa Diretora poderá utilizar o Regimento Interno da Assembleia e da Constituição de Mato Grosso para realizar a chamada eleição avulsa.
Com isso os ocupantes de cada cargo poderão ser eleitos de forma individual, o que dá a oportunidade do deputado estadual Emanuel Pinheiro candidatar a vaga de primeiro secretário, junto com Zeca Viana. Pinheiro chegou a pleitear a presidência, antes de Maluf consolidar a candidatura.