Cidades

Assembleia Legislativa será posto de cadastramento biométrico de eleitores

Um novo posto de cadastro biométrico será aberto na Cuiabá. Dez guichês serão montados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso nos próximos dias, onde deve permanecer até o dia 09 de maio, podendo o prazo ser prorrogado se necessário. O Termo de Cooperação entre o Poder Legislativo e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) foi assinado nesta terça-feira (16);

Uma equipe técnica já prepara o saguão do Teatro Zulmira Canavarros (ao lado da Casa de Leis) para atender o público. Nos últimos dias, a procura pelo serviço se intensificou e superlotou os postos de coleta do TRE.

Na Capital, quatro postos atendem os eleitores: Casa da Democracia, anexo ao prédio do TRE (avenida Rubens de Mendonça – CPA). Das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço. 2º Subsolo do Goiabeiras Shopping, das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço. 2º piso do Shopping 3 Américas, em frente à academia Fórmula. Funciona das 10h às 19 horas, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço e o Ganha Tempo do CPA I, na rua Alenquer esquina com a rua Ribeirão Preto, das 8h às 18h.

“Agradeço a colaboração da ALMT por ceder o espaço para podermos ampliar o atendimento em Cuiabá. A pretensão é que na semana que vem comece o trabalho de biometria, com a expectativa de atender 350 eleitores por dia, para que ao final sejam 128 mil eleitores somente aqui na Assembleia Legislativa”, contou o vice-presidente do TRE, desembargador Pedro Sakamoto. Agora, inicia o processo de montagem dos guichês e treinamento da equipe para o atendimento na ALMT.

O eleitor poderá fazer a biometria após o processo eleitoral, contudo, alerta que paralelamente está sendo feita a revisão eleitoral, processo que pode cancelar o título do eleitor que não se recadastrar. O prazo final encerra no próximo dia 2 de fevereiro de 2018.

Atualmente, em torno de 36% dos eleitores compareceram para a revisão biométrica, na Capital. Em Várzea Grande esse percentual chega a 46% e em Sinop, gira em torno de 64%.

Em Mato Grosso, a biometria começou em 2010. Em Campo Verde e Rondonópolis o processo já está 100% concluído. Na sequência, serão contemplados os municípios de médio norte.

Segundo o TRE, nesta segunda-feira (15), foram atendidos 1.031 eleitores apenas na Casa da Democracia, em Cuiabá. Somados com os atendimentos nos shopping centers, a Justiça Eleitoral atendeu 1.687 eleitores. Em Sinop foram atendidos 470 eleitores no mesmo dia, e em Várzea Grande, 520.

A biometria está acontecendo em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop desde o ano de 2015. A partir de 14 de fevereiro de 2017 tornou-se obrigatória, conforme previsto na Resolução 1.985/2017, aprovada pelo Pleno do TRE-MT.

Contudo, devido à baixa procura por parte dos eleitores nos primeiros meses de revisão, e ao excesso de demanda nas últimas semanas, o TRE estuda ampliar esse prazo para o final de março. Ao Circuito Mato Grosso, a assessoria de imprensa do Tribunal informou que após o dia 24 de janeiro, será feita a analise se esse prazo se estenderá ou não.  

Atendimento acontece mediante distribuição de senhas 

Devido ao alto volume da demanda nas últimas semanas, a Justiça Eleitoral se vê obrigada agora a atender com distribuição de senhas, em Cuiabá, VG e Sinop. 

O limite das senhas é definido de acordo com a capacidade diária de atendimento em cada central ou posto avançado, que é definida pelo número de guichês e de servidores disponíveis para atender os eleitores, considerando que o horário já está estendido para manhã e a tarde. 

O limite também está vinculado ao sistema ELO, que tem apresentado oscilações devido ao alto volume de acessos em todo o Brasil.

 Veja documentos necessários para a biometria

·         Documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei); 

·         Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). Os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra); 

·         Comprovante de quitação com o serviço militar (apenas para homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título). 

 Atenção: A CNH e o Passaporte não são aceitos como documento de identificação para o alistamento, ou seja, para emissão do primeiro Título de Eleitor.

Veja locais e horários de atendimento em Cuiabá, VG e Sinop 

VÁRZEA GRANDE 

Central de Atendimento ao Eleitor situada na Avenida Castelo Branco, nº 47, Centro. Das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço. 

Central de Atendimento ao Eleitor situada na avenida Gonçalo Botelho de Campos, 2.367, bairro Cristo Rei. Das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

SINOP 

Central de Atendimento ao Eleitor situada na Rua das Grevíleas, nº 442, Setor Comercial Sul. Das 7h30 às 17h30, sem intervalo para o almoço, de segunda a sexta-feira. 

Central de Atendimento ao Eleitor situada na Rua das Figueiras, nº 980, Setor Comercial Norte. Das 7h30 às 17h30, sem intervalo para o almoço, de segunda a sexta-feira. 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.