Política

Assembleia Legislativa aprova PEC para retomar indicações ao TCE-MT

Foto: Marcos Lopes/ALMT

Com 18 votos favoráveis, os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda votação, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que busca destravar a sucessão do ex-conselheiro Humberto Bosaipo no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). Seis parlamentares estavam ausentes da sessão.

A votação foi realizada na sessão matutina desta quarta-feira (15). A vaga de Bosaipo está aberta desde dezembro de 2014.

A PEC de autoria das lideranças partidárias no Legislativo revoga um dos itens de outra PEC aprovada pela Assembleia Legislativa em 2011, quando ficou estipulado que os técnicos do TCE-MT (conselheiros substitutos e promotores de contas) só estariam aptos a tomar posse como conselheiros após 10 anos de atuação dentro do órgão de controle externo do Estado.

A determinação foi considerada inconstitucional pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que em decisão liminar (provisória) determinou a suspensão de todas as indicações ao TCE-MT, até que o mérito da ação proposta pela Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) fosse julgado.

A proposta que vai agora para redação final, deve sanar tal inconstitucionalidade e liberar a indicação para a vaga de Humberto Bosaipo, que é de responsabilidade dos próprios deputados estaduais.

Rito

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), afirmou que para evitar desgastes irá propor uma resolução estabelecendo um rito e critérios para a indicação do novo conselheiro para o TCE-MT.

“Nesse rito que vamos estabelecer, iremos garantir a possibilidade de inscrições de interessados que não sejam deputados. Acho que é o correto, pois a lei não fala que é obrigatório ser deputado, mas que é uma indicação para a Assembleia Legislativa”, pontuou.

Candidatos

Antes mesmo da autorização para a indicação, a disputa pela vaga no TCE-MT já é acirrada no Legislativo. Três deputados já apresentaram interesse: José Domingos Fraga (PSD), Guilherme Maluf (PSDB) e Sebastião Rezende (PSC).

Leia mais:

Maluf diz que tem apoio do partido para disputar vaga no TCE-MT

A acirrada disputa pela vaga de Humberto Bosaipo no TCE

 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões