Política

Assembleia lança hoje Operação de Combate ao Aedes aegypti

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso lança hoje (29), no Plenário das Deliberações Renê Barbour, às 7h30, a Operação de Combate ao Aedes aegypti, com a palestra do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior. Além do general, estarão presentes o secretário executivo substituto do Ministério da Saúde, Arionaldo Bomfim Rosendo, e a coordenadora geral de Prevenção e Preparação do Ministério da Integração Nacional, Cristianne Antunes, responsável pela Sala Nacional de Coordenação e Controle.

As autoridades nacionais farão um balanço das ações de combate ao Aedes aegypti e informarão as estratégias adotadas na luta contra o mosquito. Os secretários de Saúde do Estado, Eduardo Bermudez; de Cuiabá, Ary Soares de Souza Júnior, e de Várzea Grande, Marcello Vieira, também falarão sobre o tema.

O presidente da AL, Guilherme Maluf, entendendo a necessidade de uma ação conjunta mais eficaz autorizou a compra e distribuição do aplicativo “Xô Aedes”, que será lançado no final do evento. O aplicativo possibilita ao cidadão fiscalizar e acompanhar o combate ao mosquito. “Esse é um convite para ação, para que todos participem e possam construir a mudança necessária para um estado melhor” afirma o presidente.

A iniciativa da AL permite uma articulação entre todos os entes federados; União, Estado e municípios e conta com o apoio da Associação Mato-Grossense de Municípios (AMM) no envolvimento dos prefeitos e secretários municipais de saúde de todo o estado.

No evento também são esperados o governador José Pedro Taques, o presidente da AMM, Neurilan Fraga, e os prefeitos, além da Defesa Civil estadual e os agentes de vigilância epidemiológica.

Aplicativo Xô Aedes

Atualmente, o aplicativo pode ser baixado no sistema Android, na loja do Google, gratuitamente. Em breve estará disponível também pelo sistema IOS. Com o aplicativo, as pessoas poderão indicar os locais de sujeira e entulhos na cidade, por meio de fotos e mensagens, com informações de locais e dos possíveis focos dos mosquitos.

Se o GPS estiver acionado no telefone, o registro fica marcado no mapa para que os gestores visualizem e deem prosseguimento ao atendimento.

Depois de cadastrada, a pessoa faz a foto e, por meio do aplicativo, insere o tipo de ocorrência e as informações que julgar necessárias. Ao salvar, a informação fica disponível para o gestor, para a secretaria municipal de Saúde da sua cidade e para a Sala de Comando e Controle da Defesa Civil do Estado.

Informações do chefe da Defesa Civil dão conta que o governo federal promove campanhas de mobilização no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, da chikungunya e da zika. “A ferramenta vai possibilitar a compilação de dados eletronicamente para produzirmos relatórios na hora”, afirmou o coronel Cunha.

Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões