Cidades

Assembleia debate pavimentação e necessidades de comunidades em Leverger

A Assembleia Legislativa promove na tarde desta sexta-feira (11), audiência pública para discutir o asfaltamento de rodovias estaduais que ligam a Agrovila das Palmeiras – distrito de Santo Antônio de Leverger – à BR-163. O debate está marcado para às 14 horas, na Escola Municipal Nagib Saad, localizada na comunidade. 

O governo lançou em fevereiro o edital da licitação para contratação da empresa que irá fazer a obra. A concorrência será realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) no próximo dia 24. O investimento será de cerca de R$ 33 milhões para asfaltar cerca de 23 km de estradas.

O requerente da audiência pública, deputado Wilson Santos (PSDB), adianta que outros temas pertinentes à população das comunidades da Agrovila das Palmeiras também serão levantados. “Vamos falar de poços artesianos, regularização fundiária e iluminação pública da região de pelo menos 200 propriedades, conhecer as expectativas de desenvolvimento regional dos produtores rurais que ali vivem”, afirma o parlamentar.

Outras ações tomadas pela ALMT em benefício dessas comunidades incluem a destinação de emendas parlamentares para construção de poços artesianos, realização de audiências públicas para discutir as necessidades locais, como regularização fundiária e asfaltamento. Outros temas como a precariedade dos serviços de energia elétrica e telefonia foram tratados na última audiência, em outubro do ano passado, requerida pelos deputados Wilson Santos e Eduardo Botelho (União) e que ainda contou a presença do deputado Allan Kardec (PDT). 

“Com o corte de gastos que realizamos na Assembleia Legislativa, conseguimos destinar recursos para o Intermat e ajudar na consolidação da regularização fundiária. Temos que valorizar os moradores da região, os pequenos produtores rurais. Também destinamos recursos para poços tubulares à captação de água potável; pavimentação asfáltica e pedimos aos órgãos competentes investimentos nas redes de energia elétrica e de telefonia móvel. A Agrovila das Palmeiras pode se transformar em um importante polo de produção, desde que receba alguns investimentos referentes à infraestrutura e à capacitação técnica aos pequenos produtores da região”, completa o deputado Botelho, que é autor das Indicações n° 6655/2021, n° 5773/2019 e n° 1890/2017

A presidente da Associação dos Produtores Rurais da Gleba Resistência (Aproger), Joelsa Marães, confirma os esforços feitos pelos parlamentares para trazer avanços para a região. 

“O deputado Eduardo Botelho vem lutando pela nossa regularização fundiária do nosso assentamento Gleba Resistência, fomos também beneficiados com um poço artesiano de 200 metros que se encontra em fase de acabamento, por outro lado o deputado Wilson Santos vem na luta constante pelo nosso asfalto, que sem dúvida nenhuma trará grande benefício à nossa querida Agrovila das Palmeiras”, expressa. “Pra nós, o asfalto diz tudo isto: saúde, educação, segurança e fazer com que o produtor rural tenha melhor trafegabilidade”, completa Marães. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.