Cidades

Assembleia analisa projeto que visa instituir Banco de Sangue Virtual em Mato Grosso

Inspirado em uma experiência bem sucedida que reuniu em menos de um ano mais de mil doadores no Rio Grande do Sul, o deputado estadual Dr. Gimenez (PV) apresentou na sessão plenária do dia 9, o Projeto de lei nº 457/2021 que visa instituir o Banco de Sangue Virtual do Estado de Mato Grosso.

“Nossa proposta é ampliar o número de doadores por meio de um cadastramento prévio e voluntário de pessoas que desejarem serem doadores de sangue, tudo isso em parceria com o MT Hemocentro. Gostaríamos de incluir o banco de sangue virtual no aplicativo MT Cidadão para facilitar o acesso”, explica o parlamentar.

O cadastramento prévio poderá conter informações sobre o tipo sanguíneo, localidade em que reside e a intenção de ser doador. O acompanhamento, gerenciamento e administração poderão ser feitos em parceria pela Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Mato Grosso (SES) e MT Hemocentro ou mesmo pelo setor privado.

Dr. Gimenez explica que com o Banco de Sangue Virtual, a proposta é criar uma maior conexão com doadores ou eventuais doadores, no sentido de passar orientações sobre quem pode doar, quais são as unidades de coleta de sangue, como funciona a coleta móvel, além de mostrar os níveis de estoques por tipo sanguíneo no estado.

“Com esse aplicativo, o doador poderá receber mensagens cada vez que seu ato salvar ou colaborar para salvar a vida de pacientes. Também poderá avisar quando os estoques estiverem baixos ou quando algum paciente estiver precisando. A cada doação, uma pessoa doa no máximo 450 ml de sangue e pode salvar a vida de até 4 pessoas, é sem dúvida um gesto de amor”, avalia o deputado. 

Onde surgiu – A ideia do Banco de Sangue Virtual surgiu em 2017, com o publicitário Ricardo Xavier Nunes, do Rio Grande do Sul, que é doador há mais de 20 anos. O site foi feito de graça por uma agência de marketing digital. Ele mesmo faz a manutenção. Em 2019, o mesmo modelo foi copiado pelo Hemocentro de Goiás (Hemogo).

Serviço – Hoje, para ser um doador de sangue em Mato Grosso, deve-se procurar a sede do MT Hemocentro, na Rua 13 de junho, n° 1.055, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Informações/agendamentos: (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222)/ (65) 98433-0624 (Whatsapp). 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.