Robô funciona como impressa e usa laser para levar papéis até dono
A proposta da fabricante é fornecer um produto mais inteligente do que os robôs de limpeza disponíveis atualmente no mercado. Com as câmeras, o 360 Eye rastreia cantos de móveis encobertos pela luz e analisa, em perspectiva triangular, sua posição no ambiente inteiro, o que o permite saber aonde deve ir e por onde já passou para não repetir a limpeza.
O novo robô tem, portanto, mais autonomia e também oferece mais eficiência do que modelos comuns na hora de absorver poeira. Para isso, o equipamento dispõe de um motor movido divinalmente e um sistema de escova que consegue, segundo a Dyson, tirar muito mais pó do chão. O aparelho até se conecta ao carregador sozinho e, depois se desconecta para realizar as limpezas programadas, que podem durar até 60 minutos contínuos.
A partir de um smartphone, o usuário pode, então, ligar o robô para uma limpeza não programada ou definir um calendário inteiro para que a máquina saiba quando deve operar. Além do chão, o 360 Eye retira poeira de carpetes e outras superfícies baixas, incluindo pequenos degraus. Para se mover, ele usa um sistema de esteira, parecido com robôs espaciais que exploram outros planetas.
O aspirador de pó inteligente da Dyson já está disponível no Japão e chegará ao Reino Unido até 2015, por cerca de 700 euros (R$ 2 mil, em conversão direta). Com esse valor, a empresa pretende alcançar mercado suficiente para recuperar 10 anos de investimento no desenvolvimento, que custou o equivalente a mais de R$ 80 milhões.
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