Opinião

As histórias e ilustrações de Roger Mello

Roger Mello é um jovem talento da ilustração brasileira que, com estilo próprio e linguagem pictórica renovadora, abre novas perspectivas para a educação visual das crianças do país. Primeiro brasileiro a vencer na categoria ilustração do Prêmio Hans Christian Andersen, ele é conhecido pelo trabalho como autor de belíssimos livros-imagem, títulos sem texto cujas histórias são conduzidas apenas por ilustrações.

A obra Maria Teresa (1996), publicada pela Editora Agir, ganhou o Prêmio Melhor Ilustração – FNLIJ (1996) e foi selecionada para a Lista de Honra – IBBY – 1998. Nesta obra, está como autor e ilustrador do texto, e demonstra grande sensibilidade para os temas ligados ao regionalismo e às coisas do Brasil, contribuindo para enriquecer uma vertente da produção cultural para crianças voltada para a configuração de uma identidade nacional e para o resgate dos nossos valores.

Maria Teresa narra seu cotidiano como carranca ao longo do rio, contando-nos histórias tristes, histórias de amor, de medo e de festa, numa conjunção entre mundo real e imaginário com que o pensamento infantil tanto se identifica. Conta também seus medos e sua coragem ao enfrentar e vencer o monstro Bicho-d’água, que assombra e aterroriza a todos os que vivem no rio.

As ilustrações de Roger Mello, por serem tão singulares, colocam o autor no cenário da literatura brasileira voltada para crianças e jovens, mas também encantam os adultos que têm o privilégio de conhecê-las.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do