Política

Articuladores dizem que reforma não passará sem indicações à Caixa

Os principais articuladores políticos do governo alertaram o Palácio do Planalto que as mudanças no Estatuto da Caixa Econômica Federal poderão representar o fim da possibilidade de a reforma da Previdência ser aprovada.

A assembleia que votará as mudanças no estatuto está marcada para o próximo dia 19. Nesta terça (16), o presidente Michel Temer mandou afastar quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa – todos indicados para os cargos por partidos e investigados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.

O ultimato dos articuladores foi dado após o banco sinalizar que as novas indicações de dirigentes deverão ser feitas pelo Conselho de Administração da Caixa e não mais pelo presidente da República. Ou seja, em tese, passará a ser uma indicação técnica, não política.

Desta forma, partidos como PR, PP, PRB e PMDB perderiam o espaço que têm no banco.

"Se deixar o Conselho indicar, será a pá de cal sobre a reforma. Não temos como repactuar com todos estes partidos", alerta um líder governista.

Os partidos do "Centrão" querem adiar o prazo para que o Conselho passe a fazer a indicação dos dirigentes. Mas o Palácio do Planalto já admite reservadamente que perdeu o comando do processo e que o novo procedimento não terá mais volta.

Aliados já foram alertados de que os quatro vice-presidentes da Caixa afastados não voltarão mais aos cargos. Mas lideranças partidárias ainda tinham a esperança de indicar os substitutos, o que não deve mais acontecer.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões