Foto: 24HorasNews
A Associação Mato-grossense dos Artesãos (AMA) defende que seja aprovada uma lei municipal que transforme a Rua do Beco da Matriz em um Calçadão da Cultura Cuiabana para o comércio exclusivo do artesanato e da gastronomia como forma de solucionar o conflito.
“O Beco da Matriz é nosso local de trabalho há mais de 16 anos. Quando nós ocupamos o local em 1999 foi com a anuência da gestão municipal. O beco era ocupado na época para o uso de drogas e como mictório. Hoje se tornou um local limpo, que serve para gerar empregos e se transformou em um ponto turístico cultural da nossa cidade. Precisamos continuar no local para trabalhar e sustentar nossas famílias”, disse a presidente da AMA, Devanir Dantas.
Entenda
A retirada dos artesãos e comerciantes foi determinada pela justiça após uma ação civil pública, proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE), pedindo que a Prefeitura Municipal de Cuiabá faça a desocupação da rua. Participaram da reunião os vereadores Toninho de Souza e Dilemário Alencar.
“Essa é uma ação proposta pelo MPE contra a Prefeitura de Cuiabá e foi determinado pelo juiz que os comerciantes fossem retirados do local. Essa decisão não cabe à Secel, que não faz parte deste processo. Nós cuidamos apenas do que se refere ao patrimônio histórico, que é o Palácio da Instrução, um bem tombado pela legislação estadual. Nosso dever é zelar por esse patrimônio”, explicou o secretário de cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho.