Mix diário

Arsenal vence com dois gols de Merino e diminui a diferença para o líder Liverpool no Inglês

Com dois gols do meia espanhol Mikel Merino, o Arsenal seguiu firme em sua perseguição ao líder Liverpool e conquistou sua terceira vitória consecutiva no Campeonato Inglês ao derrotar o Leicester por 2 a 0, neste sábado, no King Power Stadium, em partida válida pela 25ª rodada.

A vitória levou o vice-líder Arsenal aos 53 pontos, ficando a quatro de distância do Liverpool, que ainda entra em campo neste domingo para enfrentar o Wolverhampton no Anfield.

O time de Mikel Arteta segue com boas perspectivas de alcançar o topo da tabela, enquanto o Leicester, com mais uma derrota, permanece na zona de rebaixamento, com apenas 17, complicando ainda mais sua situação na luta contra a queda para a segunda divisão. A equipe de Ruud van Nistelrooy terá que se reinventar nas próximas rodadas para tentar se afastar da parte inferior da tabela.

O Arsenal teve um primeiro tempo abaixo do esperado na partida. Sem contar com os brasileiros Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli, o técnico Mikel Arteta optou por um ataque formado por Nwaneri, Trossard e Sterling, mas a estratégia não surtiu efeito. O time londrino manteve maior posse de bola, chegando a quase 65%, mas teve dificuldades para transformar esse domínio em chances reais de gol.

Enquanto isso, a equipe adversária criou a melhor oportunidade dos primeiros 45 minutos. Aos 48, Kristiansen fez um cruzamento preciso e encontrou Ndidi livre dentro da área. O volante subiu sem marcação, mas cabeceou para fora, desperdiçando uma grande chance. O lance frustrou o técnico Ruud van Nistelrooy, conhecido por sua habilidade como atacante e cabeceador nos tempos de jogador.

O segundo tempo foi bem mais dinâmico, com os visitantes mostrando mais atitude em campo. Logo aos cinco minutos, o Arsenal quase abriu o placar com Nwaneri, que fez um arremate forte, mas a bola acabou indo no travessão.

O time continuou pressionando, e Nwaneri teve outra chance clara aos 32, quando recebeu dentro da área e finalizou, mas o goleiro Hermansen fez uma defesa espetacular, com a bola ainda batendo na trave antes de sair.

A insistência do Arsenal finalmente teve recompensa aos 35. Nwaneri, em grande jogada, cruzou para Merino, que, bem posicionado, desviou de cabeça para balançar as redes e abrir o placar. O Leicester tentou reagir, mas o Arsenal não deu brechas.

Já nos minutos finais, aos 42, o Arsenal ampliou. Trossard fez um passe preciso para Merino na entrada da pequena área, e o meio-campista desviou com classe para garantir o 2 a 0.

O Arsenal volta a campo no sábado, às 12h, horário de Brasília, para enfrentar o West Ham, no Emirates Stadium. Um dia antes, na sexta, às 17h, o Leicester recebe o Brentford, no King Power Stadium.

CITY VENCE
Com show do atacante Omar Marmoush, autor de três gols só no primeiro tempo, o Manchester City deu um grande passo para reconquistar a confiança do seu torcedor ao derrotar o Newcastle por 4 a 0, neste sábado, no Etihad Stadium, pela 25ª rodada do Campeonato Inglês.

O City, ainda longe da briga pelo título, ultrapassou o Chelsea e subiu para o quarto lugar, com 44 pontos, dentro da zona de classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões, atrás apenas de Liverpool (57), Arsenal (53) e Nottingham Forest (47). O Newcastle, que conheceu a segunda derrota consecutiva, é o sétimo, com 41.

O Manchester City entrou em campo determinado a superar a recente derrota na Liga dos Campeões contra o Real Madrid e calar os críticos no Campeonato Inglês. O time de Pep Guardiola fez um primeiro tempo quase perfeito, dominando o jogo com grande atuação de Marmoush. O técnico apostou em uma escalação alternativa, e o resultado veio de uma forma surpreendente.

Aos 18 minutos, Ederson, mostrando sua habilidade além da linha de gol, fez um lançamento preciso e espetacular para Marmoush, que recebeu a bola em profundidade. O atacante egípcio, cara a cara com Dúbravka, teve calma para dar um toque sutil por cobertura e abrir o placar. O gol trouxe ainda mais confiança ao City, que continuou pressionando.

Mais tarde, aos 23, foi a vez de Gündogan protagonizar uma jogada de grande classe. O alemão avançou livre pelo meio de campo e tocou para Marmoush, que, sem marcação, teve tempo de ajeitar e bater com precisão no canto para fazer o segundo gol. O Newcastle, apesar de tentar reagir com algumas jogadas perigosas de Isak, não conseguiu ameaçar efetivamente o City, que dominava as ações.

O City continuou mostrando sua força ofensiva. Aos 32, Savinho recebeu na direita, driblou com facilidade seu marcador e rolou a bola para Marmoush, que, livre na área, disparou para fazer o terceiro gol. O Newcastle se viu completamente impotente diante da exibição avassaladora do time de Guardiola, enquanto o brasileiro Bruno Guimarães teve uma atuação apagada, sem conseguir se destacar no meio-campo.

O ritmo do segundo tempo foi mais cadenciado, com o Manchester City controlando a posse de bola e explorando as arrancadas de Savinho, mas sem forçar o ataque. A equipe de Guardiola claramente administrava a vantagem, enquanto o Newcastle passou a ser mais perigoso. Aos 13, Miley finalizou com perigo após linda trama com toque de letra de Bruno Guimarães, exigindo boa defesa de Ederson.

Sem sofrer grandes sustos, Guardiola aproveitou para rodar o elenco e, em meio aos aplausos da torcida, retirou Marmoush de campo para que o atacante fosse ovacionado após sua atuação de gala. Nos minutos finais, o City manteve o controle e ainda fez o quarto aos 37, com McAtee. Após cobrança de escanteio de Gündogan, Haaland desviou e o meia empurrou para o gol.

Ainda neste sábado, o Nottingham Forest, terceiro colocado, decepcionou ao ser derrotado por 2 a 1 pelo Fulham, que contou com o brasileiro Andreas Pereira no banco de reservas. Já Danilo, ex-Palmeiras, foi titular pelo Forest, mas não conseguiu evitar a derrota de sua equipe. Com o resultado, o Fulham subiu para a oitava posição, com 39 pontos.

O West Ham, de Lucas Paquetá, seguiu em situação delicada, próximo da zona de rebaixamento, após perder por 1 a 0 para o Brentford no Estádio Olímpico de Londres. Com a vitória, o Brentford ocupa a 11ª colocação. Já o Bournemouth manteve sua campanha surpreendente ao vencer o lanterna Southampton fora de casa por 3 a 1, chegando ao quinto lugar com 43.

Por fim, o Aston Villa, que teve um jogador a mais durante quase toda a partida, buscou um empate em casa por 1 a 1 contra o Ipswich. O time de Birmingham ocupa agora a nona posição, com 38 pontos, enquanto seu adversário segue na zona de rebaixamento, com 17.

No outro jogo deste sábado, completando a rodada, o Everton, fora de casa, derrotou o Crystal Palace, por 2 a 1.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve