O Arsenal só empatou com o Brighton, por 1 a 1, fora de casa, neste sábado, em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Inglês. Com o resultado, o time de Londres chega aos 40 pontos, cinco atrás do líder Liverpool, que tem dois jogos a menos. Já a equipe anfitriã tem 28 pontos, na décima colocação.
Em um jogo bem disputado, as equipes se revezavam na organização e jogadas de ataque. O Arsenal saiu na frente do marcador, aos 16 minutos, com um belo gol DP garoto Nwaneri, após jogada individual pelo lado direito do ataque.
O jogo seguiu bem disputado no segundo tempo e o Brighton conseguiu igualar o placar, aos 16 minutos. Após jogada construída por todo o sistema ofensivo, o brasileiro João Pedro sofreu pênalti. Ele mesmo cobrou com categoria e não deu chances de defesa para o goleiro Verbruggen.
O resultado foi ruim para as duas equipes. Os comandados do técnico Mikel Arteta não conseguiram se aproximar do líder Liverpool, enquanto a equipe de Roberto De Zerbi não quebrou a série de jogos sem vitória e somou a oitava partida sem acumular os três pontos.
NEWCASTLE VIRA SOBRE O TOTTENHAM
Com o time desfigurado por lesões, o Tottenham deu esperança à torcida no Hotspur Stadium ao abrir o placar logo aos 4 minutos de jogo, mas logo depois sofreu o empate, viu o Newcastle crescer e virar o jogo para 2 a 1. Até buscou o empate na segunda etapa, mas amargou a terceira derrota nos quatro últimos jogos.
Com a nova derrota, o Tottenham fica com 24 pontos na 12ª colocação do Inglês e pode terminar a 20ª rodada ainda mais abaixo. Já o Newcastle conquistou sua quinta vitória seguida e avançou para a quinta posição, com 35 pontos.
O time da casa empolgou a torcia ao marcar logo no começo. Após troca de passes pela direita, a bola foi alçada no centro da área do Newcastle. O atacante Solanke mergulhou para marcar de cabeça.
O Newcastle reagiu rapidamente e empatou dois minutos depois, com um gol polêmico. O Tottenham buscava a transição para o ataque quando a bola tocou na mão do brasileiro Joelinton. Após a interceptação, a bola sobrou para o ataque do Newcastle e Gordon aproveitou assistência do brasileiro Bruno Guimarães para empatar chutando cruzado.
Com o empate, os visitantes passaram a controlar o jogo. O time conseguia recuperar a posse de bola com facilidade e chegava ao ataque com toques curtos e rápidos, fazendo a bola girar pelos lados do campo. O Newcastle terminou o primeiro tempo com 55% da posse de bola e com 5 finalizações contra 3 dos mandantes. O gol da virada saiu aos 38 minutos com o atacante sueco Isak, que marcou pelo sétimo jogo seguido.
Ele só teve o trabalho de empurrar para o gol após a zaga do Tottenham não conseguir cortar cruzamento rasteiro para a área. Foi o 13 gols de Isak, que só aparece atrás de Salah (17), do Liverpool, e de Haaland (14), do Manchester City, na lista de artilheiros.
Na segunda etapa, o Tottenham demonstrou mais disposição para buscar ao menos o empate, enquanto o Newcastle buscava se posicionar para armar o contra-ataque. O time da casa pressionou, teve quase 70% de posse de bola, e esteve mais próximo de alcançar a igualdade, mas o gol não saiu.
Na próxima rodada do Inglês, no dia 14, o Tottenham enfrenta o vice-líder Arsenal. No dia 15, o Newcastle recebe o Wolverhampton. O próximo fim de semana está reservado para a terceira fase da Copa da Inglaterra.
Antes, porém, Tottenham e Newcastle têm duelos complicados pela partida de ida das semifinais da Copa da Liga Inglesa. Na terça, o Newcastle enfrenta o Arsenal, no estádio do rival, e no dia seguinte o Tottenham recebe o Liverpool.
SAVINHO DESTAQUE NA VITÓRIA SO CITY
Com uma atuação decisiva do atacante brasileiro Savinho, o Manchester City iniciou 2025 com um goleada de 4 a 1 sobre o West Ham. Foi o segundo triunfo seguido do atual tetracampeão que tenta se recuperar de uma fase terrível.
Antes de vencer o Leicester pela última rodada de 2024, o time de Pep Guardiola acumulava apenas uma vitória, três empates e nove derrotas em suas últimas 13 partidas. O City chegou aos 34 pontos e continua na sexta colocação. Apesar de engatar duas vitórias seguidas, o time de Pep Guardiola está a 11 pontos do líder Liverpool, que ainda joga na rodada. A distância é tão grande que o técnico já disse que a equipe já não tem mais chances de título.
No Etihad Stadium, o Manchester City iniciou a partida tentando pressionar na marcação e abriu o placar aos 10 minutos do primeiro tempo, com participação fundamental de Savinho. Ele avançou pela esquerda e cruzou pelo alto. A zaga cortou de cabeça, mas a bola sobrou para o City. Savinho foi novamente acionado e buscou novo cruzamento. Coufal foi tentar o bloqueio, mas a bola acabou nas redes do West Ham.
O time de Guardiola pressionava a saída de bola do West Ham e conseguia assustar o goleiro Aréola, do West Ham. Os visitantes até se aventuravam ao ataque, mas finalizam sem direção, uma delas com o brasileiro Luvcas Paquetá.
No final do primeiro tempo, Savinho voltou a aparecer de maneira decisiva no segundo gol do Manchester City. Após passar por um marcador, novamente pela esquerda, ele cruzou alto na área do West Ham. O norueguês Haaland, na pequena área, só teve o trabalho de tocar para o gol.
Na segunda etapa, a dupla Savinho-Haaland voltou a funcionar com eficiência. Savinho foi acionado ainda no campo de defesa do City e avançou pela faixa central do campo. Ao perceber a infiltração do atacante norueguês na área, deu uma bela assistência. Diante do goleiro Areola, Haaland só deu uma cavadinha de pé esquerdo. Foi o 16º gol de Haaland, que encosta em Salah (17) na tabela da artilharia do Inglês.
O quarto gol do City surgiu de uma falha na saída de bola do West Ham após cobrança de lateral. A bola sobrou limpa para Kevin de Bruyne, que invadiu a área e tocou para lado, onde Foden só teve o trabalho de tocar para as redes.
O West Ham, 13º do Inglês, conseguiu seu único gol com o atacante alemão Fulkrug, que completou cruzamento de Soucek aos 26 minutos no canto direito do goleiro Ortega.
CHELSEA SÓ EMPATA COM O CRYSTAL PALACE
Em Londres, o Chelsea chegou à quarta rodada sem vencer no Inglês. Após desperdiçar diversas oportunidades, especialmente no primeiro tempo, o time ficou no empate com Crystal Palace em 1 a 1.
O Chelsea tem 36 pontos e deixou de alcançar provisoriamente a terceira colocação – o Nottingham Forest, com 37, só joga na segunda-feira contra o Wolverhampton. O Chelsea abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo, após bela jogada de Sancho pela esquerda. Ele conseguiu atrair três marcadores antes de tocar para Palmer, que bateu cruzado e marcou seu 13º no Inglês.
Em vantagem no placar, o Chelsea aproveitou a maior posse de bola (64%) para atacar o goleiro Henderson, mas a pontaria era um problema. Das 8 finalizações no primeiro tempo, apenas o chute de Palmer foi em direção ao gol. No final da primeira etapa, o time da casa conseguiu equilibrar um pouco as ações, mas não criava jogadas de perigo.
Na segunda etapa, o Crystal Palace conseguiu ser mais agressivo e levou perigo ao goleiro Robert Sanchez, do Chelsea. Em uma das marcas do time, as jogadas de bola parada, Chris Richards cabeceou com perigo após cobrança de falta aos 10 minutos, mas o empate só veio aos 38 minutos, em uma jogada de bola corrida. Mateta completou cruzamento de Èze e fez 1 a 1.
O Crystal Palace terminou com menos de 40% de posse de bola, com menos finalizações (11 a 8), mas acertou o gol adversário muito mais vezes. Foram seis tentativas na direção correta, contra apenas uma do Chelsea. O Crystal Palace é o 15º colocado, com 21 pontos.
Nos outros jogos deste sábado, o Brentford goleou o Southampton por 5 a 0, O Bournemouth derrotou o Everton por 1 a 0, e o Aston Villa venceu o Leicester por 2 a 1.