Na caça ao Liverpool, o Arsenal visitou o Everton no estádio Goodison Park, em Liverpool, neste sábado, na abertura da 31ª rodada do Campeonato Inglês, e não saiu do empate por 1 a 1. O Arsenal entrou em campo com os reservas, preservando seus principais jogadores para o confronto das quartas de final da Liga dos Campeões, nesta terça-feira, diante do Real Madrid, e pagou caro com um resultado longe do esperado.
Assim, apesar de reduzir a vantagem do líder para 11 pontos – 73 a 62 -, o Arsenal poderá ver o concorrente abrir 14 pontos à frente, caso derrote o Fulham, neste domingo, às 10h (horário de Brasília), no estádio Craven Cottage. O Everton, por sua vez, foi a 35 pontos, na parte de baixo da tabela.
Mesmo atuando fora de casa, o conjunto londrino tomou a iniciativa e apresentou maior volume de jogo no primeiro tempo. Apesar do domínio, o time comandado por Mikel Arteta trocava passes na intermediária e não conseguia ameaçar a meta do goleiro Pickford, diante da fechada defesa anfitriã.
Em busca de espaços, os visitantes abaixaram as linhas para atrair o Everton para o campo ofensivo e a mudança funcionou. Aos 33 minutos, Saka puxou o contra-ataque e passou para Trossard, na esquerda, tocar no canto para inaugurar o placar.
O Arsenal, que já tinha Jorginho em campo, voltou do intervalo com outro brasileiro, Gabriel Martinelli, e Saka no ataque, buscando melhorar a movimentação e dar velocidade ao setor ofensivo. Logo no primeiro minuto, porém, Lewis-Skelly derrubou Harrison na área e a arbitragem assinalou o pênalti, convertido por Ndiaye no canto direito: 1 a 1.
O Everton melhorou na partida e equilibrou as ações. Mesmo com a entrada dos titulares, o Arsenal controlava a posse de bola, mas encontrava dificuldades em penetrar na defesa do time azul. Nas poucas vezes em que conseguiu chegar, com Rice e Martinelli, os londrinos pararam nas defesas de Pickford.
O time visitante pressionou em busca do gol nos minutos derradeiros, mas nem de longe lembrou suas melhores atuações na competição, e precisou se contentar com o empate. Após o confronto da Liga dos Campeões, o Arsenal vai buscar a recuperação no Inglês no sábado, diante do Brentford, no Emirates Stadium.
ASTON VILLA VENCE E IMPEDE O NOTTINGHAM DE ENCOSTAR NO VICE-LÍDER
Sensação do Campeonato Inglês, o Nottingham Forest desperdiçou a chance de encerrar a 31ª rodada do Campeonato Inglês a dois pontos do vice-líder Arsenal. Em Birmingham, o time comandado por Nuno Espírito Santo perdeu por 2 a 1 para o Aston Villa, neste sábado, no Villa Park, e teve interrompida uma série de quatro partidas de invencibilidade – três vitórias e um empate.
Assim, a equipe dos brasileiros Murillo e Morato, que foram titulares, e Carlos Miguel permanece com 57 pontos na tabela, cinco atrás do vice-líder. Para piorar, Chelsea (52 pontos) e Manchester City (51) entram em campo neste domingo e podem se aproximar do terceiro colocado, ameaçando a vaga nas competições europeias. O Aston Villa, que na quarta-feira enfrenta o PSG pelas quartas de final da Liga dos Campeões, é o sexto colocado, com 51 pontos.
Disposto a engatar a sétima vitória consecutiva, entre Inglês, Liga dos Campeões e Copa da Inglaterra, o Aston Villa mostrou intensidade e pressionou desde o primeiro minuto. Antes dos 15 minutos, os anfitriões já venciam por 2 a 0. Aos 12, Rogers finalizou por entre as pernas do goleiro Sels. Aos 14, Malen aproveitou o cruzamento e ampliou a vantagem.
O Nottingham acordou na partida e descontou aos 11 minutos. Jota Silva recebeu o cruzamento de Neco Williams e conseguiu superar o goleiro Emiliano “Dibu” Martínez: 2 a 1 no placar. Apesar da pressão em busca do empate, a sensação do campeonato falhou muito no momento de finalizar e teve de se contentar com a derrota para o Aston Villa.
OUTROS JOGOS
Nos demais duelos da rodada do Inglês, o Crystal Palace derrotou o Brighton por 2 a 1, em Londres, em partida com três expulsões: duas pelo lado dos anfitriões e outra dos visitantes. Com gols de Mateta e Muñoz, os donos da casa conseguiram segurar a vantagem e chegaram aos 43 pontos, no meio da tabela. O Brighton, por sua vez, é o oitavo, com 47.
Na briga direta contra o rebaixamento, o Wolverhampton, com os brasileiros João Gomes e André, visitaram o Ipswich, no Portman Road, e venceram por 2 a 1, de virada, com gols de Sarabia e Larsen – os Wolves foram a 32 pontos e abriram 12 de vantagem para o próprio Ipswich, o primeiro time na zona de rebaixamento. Delap havia marcado para os anfitriões.
O brasileiro Evanilson marcou os dois gols do Bournemouth no empate por 2 a 2 com o West Ham, de Lucas Paquetá, fora de casa. Os visitantes ocupam a nona posição, com 45 pontos, enquanto o West Ham está em 15º, com 35.