Cidades

Arsec autoriza aumento de quase 10% na tarifa da conta de água

O conselho da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) autorizou o reajuste de 9,91% sobre o valor da tarifa das contas de água e esgoto para este ano de 2023, em Cuiabá. A proposta segue para o Executivo, que “tem a prerrogativa de analisar o pedido e aprovar”, informou a Arsec.

 

A aprovação do aumento se deu durante a audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (26), no Auditório da ETA Central, em Cuiabá. Em março de 2022, a tarifa de água e esgoto na Capital foi reajustada em 11,14%.

 

Segundo a Arsec, esse aumento “ordinário” está previsto no contrato de concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

 

Na audiência de hoje, a Águas Cuiabá apresentou o pedido do reajuste da tarifa na conta de água e uma comissão da Arse analisou a solicitação da concessionária e deu sinal verde para o reajuste de quase 10%.

 

O vereador Marcrean Santos (PP), único parlamentar membro da comissão do órgão que avalia as solicitações de reajustes, afirmou durante a audiência de hoje que vai pedir a nulidade da sessão.

 

Ele criticou o local escolhido para a discussão do assunto e disse que vai requisitar a realização de uma próxima audiência na Câmara Municipal de Vereadores.

 

A assessoria da Arsec disse que a “audiência pública teve o objetivo de dar transparência e de informar a população sobre o reajuste e como são feitos os cálculos”. “A Arsec faz um parecer técnico jurídico sobre o reajuste. Este parecer faz parte do processo que trata sobre o reajuste”, finalizou.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.