Para os pesquisadores, no local eram enterradas as pessoas mais ricas da sociedade, pois foram localizados metais preciosos, joias e obras de arte em alguns túmulos. Em Alexandria estão algumas obras consideradas maravilhas do mundo – a Biblioteca de Alexandria, o Farol de Alexandria e as catacumbas de Kom El Shoqafa.
Pelos primeiros relatos, o cemitério era uma construção de dois andares e atualmente está sob águas. Os túmulos localizados não são avaliados como valas comuns nem locais destinados aos faraós e suas famílias, onde foram encontradas algumas múmias.
O cemitério foi localizado durante escavações no distrito de Al Qabari. No local, estava prevista a construção de edifício para escritórios. A obra foi suspensa por ordem do Ministério de Estado para Antiguidades até que as investigações sejam concluídas.
Localizada no Centro-Norte do Egito, Alexandria foi uma das cidades mais importantes do mundo, na antiguidade. Foi fundada por volta de 331 antes de Cristo por Alexandre, o Grande, e permaneceu como capital do Egito durante mil anos.
Fonte: Agência Brasil