A última vez que as metas foram utilizadas foi no Clássico Gre-Nal do dia 9 de fevereiro e seis dias iniciou o processo de mudança para o modelo de alumínio. Além de mais leves e desmontáveis, para facilitar o transporte, quando necessário, às novas traves terão fivelas para fixar a rede e não mais os ganchos, que ofereciam risco aos jogadores.
"Essas traves que foram retiradas, e que têm um valor sentimental muito grande para os gremistas, serão colocadas em uma área especial do Centro de Treinamentos do Futebol profissional, localizado às margens do Guaíba", afirmou o gerente de patrimônio do Grêmio César Fontanari.
A primeira foi instalada na quarta-feira e a segunda deve ficar pronta ainda nesta sexta-feira, já que o Grêmio enfrenta o Novo Hamburgo, neste sábado, às 18h30, na Arena. Além das traves, serão instaladas na parte posterior, duas hastes de alumínio para sustentar a rede e atender o padrão Fifa.
A finalização do centro de treinamentos do Grêmio, também no bairro Humaitá, depende das negociações de reformulação de algumas cláusulas do contrato que estão ocorrendo entre a direção do clube e a empresa que gerencia a Arena do Grêmio. O tricolor necessita de cerca de R$ 3 milhões para terminar as obras, iniciar a transferência das áreas administrativas e liberar a implosão do Olímpico, para que a OAS inicie a construção dos edifícios que irá construir no terreno do estádio.
Cinema UOL