O futebol tem coisas que surpreendem… Se, na última quarta-feira, o árbitro Francisco Silva Neto foi protagonista de grande polêmica ao expulsar Luiz Felipe Scolari da partida do Grêmio e ser chamado pelo treinador de “Chico Colorado”, agora ele deve permanecer nos holofotes por mais alguns dias.
O motivo? Nesta sexta-feira, Francisco Silva Neto foi simplesmente sorteado para apitar o próximo jogo do Internacional no Campeonato Gaúcho. Neto será o comandante do trio de arbitragem de Brasil-RS x Inter, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Boca do Lobo, pela 11ª rodada do Estadual. Os bandeirinhas Elio Nepomuceno Andrade Junior e Maurício Coelho Silva Penna completam o quadro.
Há dúvidas de que o tema “Chico Colorado” vai render por mais alguns dias? A polêmica começou quando Fellipe Bastos recebeu cartão vermelho de Francisco Silva Neto durante o triunfo gremista sobre o Ypiranga, nesta quarta, pelo Campeonato Gaúcho. Felipão se desesperou, reclamou da arbitragem e foi expulso. Ao receber a ordem para deixar o campo, contudo, o técnico da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo chamou o juiz de "Chico Colorado" e fez os torcedores gremistas delirarem – ele, porém, pode ser punido.
Isto porque o termo "Chico Colorado" era usado somente por fãs tricolores para se referir, pejorativamente, a Francisco Silva Neto. O árbitro passou a ser chamado assim pelas arquibancadas em 2006, depois de ter atuação questionável em um jogo entre Grêmio e XV de Novembro de Campo Bom. Na ocasião, o então assessor do Grêmio, Renato Moreira, afirmou ter recebido a informação de que Francisco já integrara uma torcida organizada do Inter, sendo conhecido pelo tal apelido de “Chico Colorado”. O mesmo acontecia em uma escola na qual Neto lecionava, segundo Moreira.
Fonte: Terra