Internacional

Arábia Saudita recusa assento no Conselho de Segurança da ONU

 
“A Arábia Saudita não tem outra opção a não ser recusar se tornar membro do Conselho de Segurança até que haja uma reforma do órgão e que ele seja dotado de meios para cumprir as obrigações e assumir as responsabilidades para preservar a paz e a segurança no mundo”, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita, em comunicado.
 
A Arábia Saudita foi eleita nessa quinta (17), pela primeira vez, membro não permanente do Conselho de Segurança. Chade, Chile, Nigéria e Lituânia foram os outros escolhidos. O mandato de dois anos desses países começa em janeiro de 2014.
 
O ministério saudita considerou que o fato de "o Conselho de Segurança permitir que o regime sírio mate o povo e o ataque com armas químicas sem que haja sanções é uma prova clara de impotência em cumprir o seu dever e assumir as suas responsabilidades”.
 
No comunicado, a Arábia Saudita criticou ainda “a política de dois pesos e duas medidas” do Conselho de Segurança e sublinhou que a questão palestina está sem solução há 65 anos e que o órgão da ONU falhou em resolver o problema das armas químicas no Oriente Médio.
 
Agência Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que