Política

Apuração de votos em Cuiabá e Várzea Grande será por JE Connect

(Foto: Assessoria TRE) 

Nesta segunda-feira (12) os juízes auxiliares do Tribunal, Lídio Modesto da Silva Filho e Adriana Sant´Anna Coningham, apoiados pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-MT, apresentaram o plano de transmissão de resultados das eleições 2016 por meio do JE Connect que permite a apuração dos votos de forma segura, ágil e transparente.

Mais de 90% dos boletins das urnas utilizadas em Cuiabá e Várzea Grande, no dia 2 de outubro, serão transmitidas ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e ao Centro de Eventos do Pantanal por meio da tecnologia.

A divulgação do resultado será mais ágil, visto que não será necessário aguardar o transporte das urnas eletrônicas dos locais de votação até o Centro de Eventos do Pantanal, onde será realizada a apuração e totalização dos votos. 

Segurança

Testes públicos de segurança realizados em julho por todos os tribunais regionais eleitorais brasileiros comprovaram ser esta a via mais segura para a transmissão de boletins de urna em perímetros urbanos.

A transmissão de dados pelo JE Connect é feita utilizando o computador da escola onde está instalado o local de votação. O JE Connect funciona como uma máquina virtual que atua sobre o computador da escola e cria uma rede virtual privada (Virtual Private Network – VPN), dentro da rede de internet da escola.

Trata-se de um processo similar ao utilizado pelos bancos para transações bancárias, porém mais seguro, visto que a máquina virtual é totalmente controlada pela Justiça Eleitoral.

Transparência 

A transmissão dos dados será feita pelo próprio coordenador do local de votação, acompanhado dos fiscais dos partidos políticos e demais mesários. Após transmitir os dados pelo JE Connect, o coordenador vai imprimir o Boletim de urna e deixar exposto no local de votação.

Os boletins de urna também poderão ser escaneados por qualquer celular, utilizando-se a tecnologia chamada QR Code.  A Justiça Eleitoral vai imprimir um QR Code em cada Boletim de Urna que conterá dados de apuração da seção eleitoral. Com o código, os eleitores e fiscais de partidos políticos poderão, de forma ágil e segura, escanear e armazenar os dados em celular ou tablets.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões