(Foto: Assessoria TRE)
Nesta segunda-feira (12) os juízes auxiliares do Tribunal, Lídio Modesto da Silva Filho e Adriana Sant´Anna Coningham, apoiados pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-MT, apresentaram o plano de transmissão de resultados das eleições 2016 por meio do JE Connect que permite a apuração dos votos de forma segura, ágil e transparente.
Mais de 90% dos boletins das urnas utilizadas em Cuiabá e Várzea Grande, no dia 2 de outubro, serão transmitidas ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e ao Centro de Eventos do Pantanal por meio da tecnologia.
A divulgação do resultado será mais ágil, visto que não será necessário aguardar o transporte das urnas eletrônicas dos locais de votação até o Centro de Eventos do Pantanal, onde será realizada a apuração e totalização dos votos.
Segurança
Testes públicos de segurança realizados em julho por todos os tribunais regionais eleitorais brasileiros comprovaram ser esta a via mais segura para a transmissão de boletins de urna em perímetros urbanos.
A transmissão de dados pelo JE Connect é feita utilizando o computador da escola onde está instalado o local de votação. O JE Connect funciona como uma máquina virtual que atua sobre o computador da escola e cria uma rede virtual privada (Virtual Private Network – VPN), dentro da rede de internet da escola.
Trata-se de um processo similar ao utilizado pelos bancos para transações bancárias, porém mais seguro, visto que a máquina virtual é totalmente controlada pela Justiça Eleitoral.
Transparência
A transmissão dos dados será feita pelo próprio coordenador do local de votação, acompanhado dos fiscais dos partidos políticos e demais mesários. Após transmitir os dados pelo JE Connect, o coordenador vai imprimir o Boletim de urna e deixar exposto no local de votação.
Os boletins de urna também poderão ser escaneados por qualquer celular, utilizando-se a tecnologia chamada QR Code. A Justiça Eleitoral vai imprimir um QR Code em cada Boletim de Urna que conterá dados de apuração da seção eleitoral. Com o código, os eleitores e fiscais de partidos políticos poderão, de forma ágil e segura, escanear e armazenar os dados em celular ou tablets.