A Aprosoja constatou ainda que "o trecho de responsabilidade da empreiteira Três Irmãos é o mais complicado, com obras sem regularidade. Os 68 quilômetros são recortados por pedaços com pavimentação, outros em terraplanagem, e outros ainda em escavação. "Somando, há 14 quilômetros do trecho sem pavimento, algumas porções com asfalto antigo, e uma recente ainda sem sinalização", explica Edeon Vaz, diretor executivo do Movimento Pró-Logística.
A necessidade de adicionar outros seis centímetros de massa asfáltica em trechos já prontos também foi pontuada pelo diretor executivo. Segundo ele, estudos da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) e Instituto Mato-grossense Economia Agropecuária (Imea), já mostraram que com o volume de carga que passará pela BR-163 nos próximos anos a rodovia será deteriorada. "Toda a BR-163 precisa de um reforço. O projeto inicial previa uma pavimentação com espessura de 12 centímetros, mas as obras foram licitadas com menos para reduzir custos."
Já para 2014, Aprosoja e Movimento Pró-Logística esperam que 3 milhões de toneladas saiam pelo Norte, pela BR-163. Destas, 800 mil toneladas pela rodovia federal até Santarém, e outras 2,2 milhões de toneladas fazendo o transbordo na ETC da Bunge, no distrito de Miritituba, e seguindo via hidrovia até Santarém.
Fonte: Só Notícias