Em meio à polêmica de apreensão de adolescentes em ônibus com destino à zona sul do Rio de Janeiro, aumentou em 33% o número de menores apreendidos no Estado no período de janeiro a agosto deste ano na comparação com o mesmo período de 2014. O levantamento do R7 considerou os dados mais recentes do ISP (Instituto de Segurança Pública), divulgados na quinta-feira (17).
Nos primeiros oito meses de 2014 foram registrados 4.990 apreensões. Já em 2015, foram 6.640.
Nos últimos dois meses, casos de apreensão em massa de adolescentes chamaram a atenção. Em 23 de agosto, segundo a Defensoria Pública do Rio, mais de 150 adolescentes foram retirados de ônibus, em Botafogo (zona sul), depois de serem abordados por uma blitz da PM e levados para o Ciaca (Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente).
A prática, até então comum, foi proibida no último dia 10 pelo juiz da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da capital, Pedro Henrique Alves. Com isso, a Polícia Militar do Rio não poderá apreender adolescentes sem flagrante de delito.
Os adolescentes apreendidos em 23 de agosto dizem acreditar que foram alvo de preconceito. Em entrevista à Rede Record, a mãe de dois deles afirmou que os meninos disseram que a cor da pele foi fator determinante para os policiais levá-los a um abrigo. Já o governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, afirmou que a ação de retirar os meninos dos coletivos evita crimes na orla da cidade. O governador disse que, caso tenham ocorrido abusos nessa abordagem, "isso será corrigido".
A partir da decisão judicial, a DCAV (Delegacia da Criança e Adolescente Vítima) e a DPCA (Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente) deverão informar mensalmente à Justiça os registros dos adolescentes apreendidos na cidade sem flagrante.
Caso similar
Na tarde desta quarta-feira (16), outro grupo de menores de idade foi apreendido, desta vez no centro do Rio. Segundo a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), agentes que atuam na unidade da Vila Cruzeiro seguiam para o Tribunal de Justiça, por volta das 16h30, quando foram avisados de que um grupo estava realizando assaltos em um ônibus da linha 474 (Jacaré-Jardim de Alah).
Segundo a Polícia Civil, um procedimento foi instaurado para apurar a participação dos garotos nos roubos. Motorista e PMs que participaram da ação foram ouvidos. Na delegacia, os policiais disseram que, com os menores, foi apreendido um cordão de ouro.
Fonte: G1