O novo Apple Watch Ultra deve ser lançado com dois recursos inéditos nos relógios da marca: o envio de mensagens por satélite e detecção de hipertensão. A tecnologia envolvida no primeiro é semelhante à dos últimos modelos de iPhone, nos quais é possível usar o iMessage sem rede de internet.
A empresa iniciou o recurso de comunicação via satélite em 2022, com o iPhone 14. Ele permitia que usuários dos Estados Unidos estabelecessem contato com serviços de emergência enquanto estavam fora da rede. Agora, dois fatores deverão garantir essa conexão: uma frota de satélites da empresa Globalstar e um modem da MediaTek, que será adotado no novo relógio.
Essa notícia fez as ações da provedora de satélites subirem 15%. Em novembro, como parte de um acordo que envolveu 20% da GlobalStar, a Apple teve de investiu cerca de US$ 1,5 bilhão em infraestrutura.
Outra novidade é que será a primeira vez que a empresa usa um componente importante da MediaTek. Antes, a companhia dependia de peças da Intel.
Sobre a função inédita de monitoramento de saúde, por meio de sensores, o relógio será capaz de medir a pressão arterial e enviar, de forma automática, um alerta caso detecte hipertensão, segundo Mark Gurman, da Bloomberg.
A implementação de sensores de saúde é uma trajetória crescente, em especial nos aparelhos da Apple, que já nos primeiros modelos habilitou funções para medir a frequência cardíaca, monitorar o sono e oxigênio no sangue. Inclusive, o CEO da gigante, Tim Cook reforçou essa ambição.
O próximo objetivo da gigante da tecnologia é conseguir uma forma de medir glicose no sangue com o smartwatch, mas essa tecnologia não deve chegar tão cedo.
A Apple tenta aquecer as vendas dos relógios inteligentes com os novos recursos. Essa receita, que inclui os negócios de vestíveis, casa e acessórios da empresa diminuiu nos últimos dois anos – em parte porque os clientes não tinham motivos para atualizá-los. Embora o Apple Watch Series 10 deste ano seja mais fino e tenham uma tela maior, não houve grandes mudanças em relação aos modelos anteriores.
A empresa também não renovou o seu modelo Ultra em 2024, embora tenha começado a oferecer uma versão de titânio preto junto com novas pulseiras.