Mundo Tecnológico

Apple anuncia lucro recorde, mas vende menos iPhones que o esperado

Os novos modelos de iPhone, 6s e 6s Plus, são apresentados pelo presidente da Apple, Tim Cook (Foto: Beck Diefenbach/Reuters)

A Apple anunciou nesta terça-feira (26) um lucro trimestral recorde para o período encerrado em 26 de dezembro de 2015. No entanto, as vendas do iPhone ficaram abaixo do esperado, se estagnando após anos de crescimento vertiginoso.

De acordo com a Apple, o lucro no último trimestre de 2015 foi de US$ 18,4 bilhões, cifra 2% maior que a do mesmo período do ano anterior. O volume de negócios foi de US$ 75,9 bilhões, marcando outra cifra recorde para a companhia.

Por outro lado, a Apple afirmou que vendeu 74,8 milhões de unidades do iPhone no período, o primeiro trimestre completo de comercialização dos modelos 6S e 6S Plus. O crescimento em relação ao ano anterior foi de 0,4%, o mais lento desde o surgimento do primeiro iPhone, em 2007.

De acordo com a empresa de pesquisa FactSet StreetAccount, a expectativa dos analistas era que as vendas de iPhones girassem na casa dos 75,5 milhões de unidades.

Há algum tempo, analistas temiam que as vendas da Apple na China, um de seus dois principais mercados, iriam vacilar em meio a uma maior desaceleração da economia chinesa.

E embora a receita na Grande China tenha crescido 14% no trimestre, a Apple está começando a ver uma mudança na economia, particularmente em Hong Kong, disse o diretor financeiro da Apple, Luca Maestri, em entrevista à Reuters.

"À medida que nos movemos para o trimestre de março, está começando a aparentar mais que há alguns sinais de desaceleração econômica", disse Maestri. "Nós estamos começando a ver algo que não víamos antes".

Em comunicado, Tim Cook, diretor-executivo da Apple, se mostrou otimista. "Nossa equipe apresentou o melhor trimestre já registrado da Apple, graças aos produtos mais inovadores do mundo e a recordes históricos de vendas de iPhones, Apple Watch e Apple TV".

"O crescimento do nosso negócio de serviços aumentou durante o trimestre para produzir resultados recorde e nossa base instalada cruzou o marco de um bilhão de dispositivos ativos", prosseguiu.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados