Mix diário

Apple adia nova versão do Vision Pro para acelerar aposta em óculos inteligentes com IA

A Apple decidiu interromper os planos de reformulação do headset Vision Pro para priorizar o desenvolvimento de óculos inteligentes com recursos de inteligência artificial (IA), em uma tentativa de disputar espaço com a Meta, que vem avançando nesse mercado. A mudança de estratégia foi revelada pelo jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, especialista em produtos da empresa.

A companhia estava preparando uma versão mais barata e leve do Vision Pro, prevista para 2027 e conhecida internamente como N100. No entanto, o projeto foi suspenso na semana passada, quando executivos da Apple decidiram transferir equipes para acelerar os trabalhos na linha de óculos inteligentes.

Segundo fontes ouvidas pela Bloomberg, a Apple está trabalhando em dois modelos. O primeiro, chamado N50, não terá tela própria e funcionará pareado a um iPhone. Esse dispositivo pode ser anunciado já em 2026, antes do lançamento previsto para 2027.

O outro modelo terá tela integrada, com o objetivo de competir diretamente com os óculos Ray-Ban Meta Gen 2, lançados recentemente. Embora estivesse previsto apenas para 2028, a Apple agora estaria buscando acelerar o cronograma de desenvolvimento.

A aposta em óculos inteligentes reflete a corrida de grandes empresas de tecnologia por dispositivos centrados em IA, vistos como potenciais “subtitutos” dos smartphones. A Meta estreou no setor em 2021, com os Ray-Ban Stories, e em 2023 lançou uma versão mais avançada, os Ray-Ban Meta, que tiveram boa recepção do público.

A Apple, por sua vez, enfrenta desafios para consolidar sua presença nesse mercado. O Vision Pro, lançado em 2024 a R$ 17,5 mil, foi criticado por ser caro e pesado, além de ter oferta limitada de aplicativos e conteúdos. Internamente, executivos reconhecem que o produto foi “superprojetado” e não conquistou a adesão esperada dos consumidores.

Mesmo com os recursos redirecionados para os óculos, a Apple não abandonou totalmente o Vision Pro. A empresa deve lançar ainda este ano uma versão atualizada, com chip mais rápido, segundo registros da Comissão Federal de Comunicações dos EUA.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve