Os usuários do Mac OS X agora têm uma ferramenta de autodestruição de arquivos dos seus computadores. É o aplicativo Self Destruct, que utiliza a própria ferramenta usada para a marcação de documentos, que é nativa do sistema operacional, para agendar a destruição automática deles.
Disponível para o download gratuitamente no site GitHub, o OS X Self Distruct (github.com/os-x-self-destruct) funciona tanto no OS X 10.9 como no 10.10, e na verdade é um pequeno script que o usuário pode colocar à mão ou executar um comando de instalação. Depois disso, quando já estiver rodando, será possível taggear um arquivo com um tempo de duração.
Ao todo, são cinco tags predeterminadas: um minuto, uma hora, um dia, uma semana ou então um ano. Quando clicar com o botão direito em cima de um arquivo, o usuário deve selecionar a opção de marcação e depois escolher um delas. Assim, exatamente naquele mesmo horário, no período determinado, o arquivo vai ser apagado.
Para não se confundir, caso agende a autodestruição de muitos arquivos, o usuário tem a opção de fazer uma busca pelas tags para ver todos os documentos cuja remoção está agendada.
Um detalhe interessante é que os arquivos quando são deletados passarão a ser irrecuperáveis, sem deixar rastros.
Via Life Hacker