Os aplicativos Easy Taxi e 99taxis passarão a oferecer em breve a opção de ocultar dos taxistas o número de telefone dos passageiros que usarem os serviços. As mudanças serão implementadas após um abaixo-assinado que pedia por medidas contra o assédio a mulheres circular a internet e coletar mais de 27 mil assinaturas. Veja aqui a página do abaixo-assinado.
Atualmente, os taxistas que usam aplicativos do tipo têm acesso ao nome dos usuários, o endereço em que eles se encontram antes da corrida e aos seus números de telefone.
A petição foi criada pela analista de sustentabilidade Ana Clara Leite, 22 anos, moradora de São Paulo (SP). Ao G1, ela conta que já sofreu assédio de taxistas – "desde o cara me chamando de linda até um que foi bem invasivo e ficou falando da vida sexual dele" – e que resolveu tomar uma atitude depois de saber de casos de mulheres que foram assediadas, via mensagem ou ligação telefônica, por pessoas que tiveram acesso a seus números de telefone a partir dos apps.
"Uma menina me contou que pediu um táxi pelo app e estava bem vestida, porque era aeromoça. E depois o cara mandou mensagem falando que ela era linda, que adorava aeromoças, que teria desconto no táxi", diz.
A resposta dos apps
Depois que o abaixo-assinado de Ana Clara circulou na web, a Easy Taxi entrou em contato com ela e disse que trabalhava em uma solução definitiva para esse tipo de problema. A função usaria a tecnologia VOIP, vista em programas como o Skype, para conectar taxista e passageiro e dispensar os números de telefone.
"O uso será bem simples: ao clicar no botão 'ligar para taxista', o passageiro será conectado ao profissional por uma plataforma que mantém o número de ambos oculto", diz a empresa em comunicado. Segundo a Easy Taxi, a ferramenta estará disponível dentro de dois a três meses.
Enquanto a função não vai ao ar, o app oferece uma solução temporária. Os usuários que desejarem omitir o próprio número de telefone podem mandar um e-mail para o aplicativo e solicitar a retirada.
Procurada pelo G1, a 99taxis, outro serviço do tipo bastante popular, também afirmou que irá implementar um recurso parecido. "Já na próxima versão do aplicativo, que será publicada em abril, os passageiros terão a opção de ocultar seu número para os taxistas, garantindo sua privacidade. Em seguida, criaremos outros canais de comunicação do taxista para o passageiro sem a necessidade de ligar ou saber o número, através do próprio aplicativo".
Fonte: G1