Quem tentou entrar no site institucional da Prefeitura de Cuiabá na manhã deste domingo (6) levou um baita susto. Isso porque o sistema havia sido hackeado.
O ataque ao site institucional foi cometido pelo mesmo grupo que, neste sábado (5), invadiu o sistema da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Em ambas as ações, os hackers se identificaram como "D4RKRON". Eles cobram o fim da corrupção e já hackearam diversos sites de prefeituras espalhadas pelo Brasil, sendo a maioria do estado de São Paulo.
A ação deste domingo foi publicada pelo próprio grupo em sua "página oficial" em uma rede social.
O site da Prefeitura de Cuiabá foi retirado do ar pelo setor de Tecnologia da Informação pouco antes das 7h. Até o momento da publicação desta matéria ainda não havia informações sobre quando o acesso deverá ser reestabelecido.
Também não há informações sobre possível investigação dos casos.
A mensagem
Em ambos os ataques, o grupo fala sobre indignação em relação a corrupção, que já seria 'cultura política'. Eles também citam a passividade da população em relação aos casos. Leia a mensagem na íntegra:
"Corrupção há em todo lugar, mas no Brasil corrupção virou cultura política. O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética… O que me preocupa dos bons. O mau político carrega uma aparência de humildade fingida, e na prática abusiva de uma linguagem serena, assume a liderança de mais um hipócrita sonhador. Se não há justiça para o povo,que não haja paz para o governo. De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o home chega a desanimar-se da virtude, a rir da honra e ter vergonha de ser honesto. Chegamos em um momento crucial na política brasileira, ou colocamos esses canalhas na cadeia ou vamos ficar imersos nessa corrupção que nunca tem seu fim".
{relacionadas}