Capitão do time, Thiago Silva, é o maior exemplo do "boom" vivido pelos campeões. O zagueiro do PSG viu o número de contratos dobrar após a conquista. Antes do torneio começar, ele era garoto-propaganda da Nike, do Cartoon Network, canal infantil e da Ambev. Depois de levantar o troféu já fechou com três empresas, entre elas uma marca de fone de ouvidos e um perfume, e negocia mais dois contratos.
"Todos os jogadores, mas principalmente os titulares tiveram uma valorização muito grande. A forma como venceu, com apoio da torcida também conta para a valorização", avalia a Cecília Yoshizawa, vice-presidente da gestão de talentos da IMX, sociedade entre a IMG, gigante na área de gestão de carreiras de atletas nos Estados Unidos e na Europa, e Eike Batista.
O capitão do time não é o único a lucrar com a conquista. Na última semana, o trio Lucas, Paulinho e Oscar foram anunciados como novos garotos-propagandas da Gillette. O trio substituiu Kaká, que tinha contrato com a empresa desde de 2006. Em baixa no Real Madrid e fora do time de Luiz Felipe Scolari, o meia não terá o acordo renovado com a empresa, como revelou o UOL Esporte.
Paulinho e Oscar já acertaram com outra empresa multinacional que irá explorar a imagem da dupla e do zagueiro David Luiz em propagandas. Os valores dos contratos publicitários não são divulgados, mas atletas de ponta como os da seleção costumam ganhar no mínimo R$ 1 milhão por acerto, segundo fontes ouvidas pelo UOL Esporte.
Autor do primeiro gol da decisão, Fred é outro que foi procurado por empresas para ser garoto-propaganda. "Ele recebeu muitas propostas desde o título. Teve indústria automotiva, empresa de eletrodoméstico e do ramo da alimentação. Por enquanto ele está estudando", afirmou o assessor do jogador Francis Melo.
Neymar lidera, mas já não concentra maioria dos contratos
Maior astro da seleção brasileira, Neymar viu os colegas o seguirem como figurinha carimbada em propagandas. O atacante do Barcelona tem contrato com mais de uma dezena de empresas: Panasonic, Ambev (do guaraná Antártica), Claro, Volkswagen, Tênis Pê Baruel, Lupo, Baterias Heliar, Santander, Unilever, Glaxo, Red Bull, Mentos e Nike. Os 13 acordos eram mais do que somavam todos os outros jogadores de Felipão, antes da Copa das Confederações. Depois da conquista, porém, já não concentra a maioria dos contratos.Neymar tem acertado outro acordo que será divulgada em agosto, após a estreia do atacante no Barcelona.
Aquecido pela Copa do Mundo de 2014, o mercado de exploração da imagem dos jogadores de futebol virou um negócio para as grandes empresas de marketing e publicidade no Brasil. Em parceria com a WPP, maior grupo de comunicação do mundo, Ronaldo criou a 9ine e tem como clientes Neymar, Lucas e Leandro Damião.
O grupo Africa, de Nizan Guanaes também entrou no mercado e criou a XYZ Sports, em 2010. Oscar, Ramires e David Luiz são clientes da empresa, que faz gestão de imagem dos atletas e negocia contratos publicitários. Há pouco mais de um ano, a IMG, gigante na área nos Estados Unidos e na Europa, se associou a Eike Batista no Brasil e criou a IMX. No futebol, a empresa trabalha com Neymar e Thiago Silva.
Uol – Paulo Passos
Foto: Divulgação