As fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de São Paulo na tarde de quarta-feira (21) deixaram estragos na capital, informou o Bom Dia São Paulo desta quinta-feira (22). Houve registro de pontos de alagamento, queda de granizo, milhares de raios, semáforos apagados e quedas de árvores.
O primeiro dia de verão registrou calor e as tradicionais pancadas de chuvas no fim da tarde, que duraram menos de uma hora. Na Zona Norte de São Paulo, a chuva foi leve, mas caiu muito forte em diversos bairros das zonas Sul e Leste.
A madrugada desta quinta começou sem pontos de alagamento e sem chuva. Até as 8h registro de deslizamento na Avenida Guarapiranga, e as Subprefeituras do M’Boi Mirim, Parelheiros e Capela do Socorro, Cidade Tiradentes, Guaianazes, Itaquera e Jabaquara entraram em estado de atenção para escorregamento, de acordo com a Defesa Civil.
No horário, os bombeiros não tinham registro do número de árvores que seguiam interditando vias da cidade, mas, segundo a Prefeitura, desde o início da madrugada até as 8h houve queda de 13 árvores nas seguintes vias:
– Rua Hamamelis, em Itaquera;
– Rua General Pantaleão Teles, em Santo Amaro;
– Rua Antônio de Macedo Soares, em Santo Amaro;
– Rua Princesa Leopoldina, em Lapa;
– Rua Guaraiúva, em Pinheiros;
– Rua Indiana, em Pinheiros;
– Rua Ribeiro do Vale, em Pinheiros;
– Rua Oscar Gomes Cardim, em Pinheiros;
– Rua Munduba, em Pinheiros;
– Rua Bartolomeu Feio, em Pinheiros;
– Rua Roque Pretella, em Pinheiros;
– Avenida Divino Salvador, na Vila Mariana;
– Rua Arthur Felice, na Capela do Socorro.
No horário, havia 34 semáforos apagados ou com mal funcionamento na cidade. A Eletropaulo informa que não há registro de bairros inteiros sem chuva, mas muitas vias estão sem energia devido à queda de árvores. Não há um balanço de quantas vias foram afetadas.
Balanço
Na quarta, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) emitiu um alerta de estado de atenção para alagamentos para as três regiões, além do Centro de São Paulo e as duas marginais. Os bairros com maior acúmulo de água foram Aricanduva (46,6mm), Santo Amaro (42,8mm), M'Boi Mirim (39mm) e São Mateus (38,mm).
Os bombeiros receberam 42 chamados, a maioria deles referente à quedas de árvores. Houve registro de 10.439 raios na região metropolitana, sendo 5.664 raios na capital.
No Brooklin, as ruas Henrique Fischer e Santa Justina ficaram intransitáveis por alagamentos. A água invadiu condomínios e cobriu carros. Nesta manhã, a Rua Hollywood seguia interditada pela queda de uma árvore de grande porte.
O Campo Belo seguia com sinais apagados e árvores caídas bloqueando diversas vias, como a Rua Indiana. Por volta das 6h, a energia elétrica voltou à Avenida Santo Amaro, mas o cruzamento das ruas Nebraska e Demóstenes continuava confuso.
Sobre a falta de energia na Zona Sul, a Eletropaulo disse que várias equipes trabalham nas ruas do Brooklin e do Campo Belo para reestabelecer a energia nesta quinta.
No Aeroporto de Congonhas, os ventos chegaram a 43 km/h e as operações foram paralisadas por 40 minutos. Onze voos foram cancelados e foram desviados para outros aeroportos.
A água também tomou ruas da Vila Olímpia e do Itaim Bibi. As avenidas Luís Carlos Berrini e Chucri Zaidan também ficaram alagadas, e a Ponte Estaiada sumiu com o temporal. Boa parte da região ficou às escuras por causa da queda de árvores que atingiram fiações.
Pedestres e motoristas se abrigavam aonde conseguiam. “Tive que entrar nesta loja porque a chuva de granizo começou a machucar os dedos. Não tinha como”, contou o motoboy Edson Guedes.
No Centro, o asfalto da região do Glicério ficou coberto pela água e era possível ver lixo boiando nas ruas. Na Rua Haddock Lobo, uma árvore caiu em cima de um carro, e um pedestre que passava pelo local ficou levemente ferido ao ser atingido pelos galhos. A árvore foi cortada em pedaços menores, que serão removidos por funcionários da Prefeitura.
Na Zona Leste, uma galeria transbordou e fechou o trânsito da Avenida Luís Ignácio de Anhaia Mello. Uma ambulância tentou atravessar a enchente, mas acabou guinchada na Mooca.
No Shopping Aricanduva, a chuva provocou uma infiltração e derrubou uma parte do teto localizada próximo ao trono do Papai Noel.
A Avenida do Estado foi interditada no trecho de São Caetano do Sul.
Fonte: G1