Jurídico

Após surto e desacato contra policiais, promotor é afastado

O Ministério Público Estadual (MPE) anunciou o afastamento do promotor de justiça Fábio Camilo da Silva, por inaptidão. No último final de semana, Fábio desacatou policias militares, ameaçou hóspedes de um hotel e quebrou o vidro da TV Migrantes, filiada do SBT em Guaratã do Norte (710 km de Cuiabá).

Segundo o MPE, o Conselho Superior do órgão decidiu por unanimidade em reunião extraordinária, pelo afastamento imediato de Fábio Camilo do cargo promotor de Justiça substituto. Além disso, um inquérito está sendo instaurado para apurar o caso envolvendo Fábio. 

O procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo, também determinou a remessa do relatório e dos documentos obtidos até o momento para o Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO) para apuração dos crimes, em tese, cometidos para eventual propositura de denúncia.

O caso

O promotor de justiça tem ao menos quatro boletins de ocorrência registrado contra ele.  Um deles é pelo suposto desacato, outro pelo quebra-quebra na filiada de televisão, o terceiro pela ameaça aos funcionários de um hotel em que estava hospedado em Guaratã do Norte e o quarto do Hospital Regional de Sinop.

Fábio tem foro privilegiado devido a função que ocupa. Com isso, só poderia ser detido por crimes inafiançáveis, como racismo, tráfico de drogas, tortura, crimes hediondos e terrorismo.

Na tarde de domingo (2), o promotor foi encaminhado para o Hospital Regional de Sinop para tratamento. A suspeita é de que Fábio Camilo tenha tido um surto psicótico.

Após o efeito dos sedativos, o promotor conseguiu se desamarrar da maca e demostrou agressividade contra os enfermeiros do local. A Polícia Militar foi acionada por volta das 2h30 da manhã e apenas duas horas depois conseguiu conter Fábio Camilo.

Ainda segundo o Boletim de Ocorrência, os policiais encontraram o promotor “agressivo, evasivo e com pensamentos e diálogo sem sentido”. Ainda é relatado que foi preciso conter Fábio na maca e aplicar novos sedativos.

Com a situação controlada, a guarnição continuou na unidade para prestar apoio, caso necessário.

O último vídeo a circular do promotor mostra ele na delegacia de Guarantã do Norte usando toga e descalço. Nas imagens, Fábio torce um pano, joga água pelo local e começa a fazer a limpeza do ambiente. O vídeo ainda mostra falas desconexas do promotor.

No sábado (2), outro vídeo mostra Fábio visivelmente embriagado desacatando um policial militar. O promotor tira a camisa buscando briga com um dos policiais, e em determinado momento, tira o boné do militar e o joga no chão. Ele ainda desafia o policial a atirar contra ele. "Pode algemar. Aproveita que estou de costas e atira", esbraveja.

 

Leia mais

{relacionadas}
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.