"O mais importante é salvar vidas. O fator mais importante agora é a vida humana, e o Exército tem grande capacidade de resgate", disse. Segundo a presidenta, além de impedir novas mortes, o governo vai trabalhar para recuperar a condição de vida da população capixaba e evitar que novos desastres aconteçam.
Dilma destacou a importância do Sistema de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, criado em 2011. De acordo com o governo federal, o sistema destinou para o Espírito Santo R$ 600 milhões para obras de prevenção de desastres e todas já foram contratadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A presidente e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), sobrevoaram nesta terça as regiões mais afetadas. Depois, reuniram-se com agentes da Defesa Civil estadual que estão atuando na busca e salvamento de vítimas.
No dezembro mais chuvoso da história do Espírito Santo, pelo menos oito mortes foram confirmadas no Estado. Os estragos provocados pela chuva afetam mais da metade do municípios capixabas.
Três mil kits dormitório, de limpeza e de higiene pessoal enviados pelo governo federal estão distribuídos nas cidades mais afetadas. Outros dez kits com 30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros-socorros também serão enviados pelo Ministério da Saúde. Representantes do órgão afirmam que cada kit é suficiente para atender a 1,5 mil pessoas pelo período de um mês.
A previsão é de chuva, pelo menos, até domingo, no Espírito Santo. A Defesa Civil capixaba alerta para o risco de novos deslizamentos e alagamentos.
Fonte: UOL