Foto: Andréa Lobo/Gcom-MT
Ao entrar no sétimo mês de seu mandato, o governador Pedro Taques (PDT) lança mais um programa de ações integradas envolvendo todas as áreas do seu governo. Na tarde desta segunda-feira (06), o gestor reuniu todo o seu secretariado para assinar as metas de cada pasta no programa Transforma Mato Grosso, que têm orçamento previsto de R$ 3 bilhões.
Foram estabelecidas mais de três mil ações que devem ser desenvolvidas até o fim deste ano. Segundo Taques, o pacote de ações foi elaborado de acordo com os cinco eixos do programa político apresentado pelo governador, ainda enquanto candidato ao Palácio Paiaguas: Viver Bem; Educar para Transformar e Emancipar; Cidades para Viver – Municípios Sustentáveis; Estado Participativo e Empreendedor; e Gestão Eficiente, Transparente e Integrada.
“São muitas ações, mas nós temos que concretiza-las. Temos condições de realiza-las, pois primeiro, estamos tratando o orçamento e depois as despesas. Estamos buscando dar passos do tamanho das nossas pernas”, garantiu Taques.
Para que o cidadão possa acompanhar as ações já realizadas e os compromissos firmados por cada Secretaria de Estado, o Governo criou um hotsite (www.transforma.mt.gov.br) que conta com vídeos institucionais que apresentam de forma didática o que já foi realizado em áreas como saúde, segurança pública e infraestrutura. No hotsite também estão na íntegra os compromissos firmados pelos secretários.
Primeiros seis meses
Garantindo a necessidade de “organizar a casa” para dar inicio a grandes ações, o governador afirmou que nos primeiros seis meses de gestão muito já foi feito em prol da sociedade.
“Nós precisamos resolver os problemas de gestão, já chegamos a este ponto. Durantes esses seis meses nós já realizamos muito”, afirmou.
Prioridades
Chamado pelo governador de “Acordo de Resultados geração 01”, o Transforma Mato Grosso será responsável pela articulação permanente das secretarias de Estado, integrando políticas públicas para o desenvolvimento social nas áreas mais vulneráveis, discutindo em rede as prioridades e o controle dos resultados.
O programa estabeleceu a saúde como principal problema do estado, como meta de ataque, foi previsto a aquisição de ambulâncias para atender os 141 municípios, regularização do fornecimento de medicamentos, entrega imediata das demandas judiciais em domicílio, conclusão das Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs) em todos os munícipios e aquisição de equipamentos para as unidades existentes.
Ainda na saúde, o Acordo de Resultados determina o estabelecimento de convênio com o Consórcio Intermunicipal do Araguaia para custeio do Hospital Regional de Água Boa, demanda antiga da região. Taques também anexou ao acordo a implantação da política estadual de transplante. O documento prevê também que o antigo Hospital São Thomé ganhará um projeto de adequação e ampliação para receber a instalação do MT Laboratório.
Segurança
Tendo a segurança pública como outro ponto prioritário, além de garantir mais 2.600 policiais até dezembro de 2015, o acordo também prevê a realização de concurso para a contratação de 130 delegados. Também serão contratados 300 servidores para atender a área meio, liberando os policiais que fazem esses serviços para a área fim, possibilitando agilidade nas investigações e policiamento ostensivo.
O documento ainda prevê a aquisição de 300 caminhonetes e 100 motocicletas para a segurança pública. Segundo o governador, cabe ressaltar que cada município receberá, pelo menos, uma nova caminhonete da Polícia Militar. Há ainda a aquisição de 150 fuzis, 50 submetralhadoras modelo HK, 630 pistolas e 3 mil coletes à prova de balas.
Para combater a criminalidade e proporcionar mais segurança, o Estado deve ser divido em 15 Regiões Integradas de Segurança Pública. Com isso, o Estado poderá trabalhar melhor as ações de manutenção e as operações ostensivas e preventivas. Ao mesmo tempo, o Governo atuará na área social fortalecendo os programas: Bombeiros do Futuro, De Cara Limpa Contra as Drogas, Proerd e o Rede Cidadã.
Educação
Na Educação, o Acordo de Resultado prevê a construção de quatro novas unidades escolares (Cláudia, Várzea Grande, Barra do Bugres e Alta Floresta) e reforma de outras quatro (Cuiabá, Várzea Grande, comunidade de Mimoso – Santo Antônio de Leverger, Rondonópolis e Nobres). Ainda na questão estrutural, o governo prevê a reforma de quadras poliesportivas (Aripuanã, Campo Verde, Colider, Colniza, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Mutum, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande) e recursos para pequenos reparos.
Pensando em melhorar o desempenho dos alunos e diminuir a evasão escolar no Ensino Médio, o Transforma Mato Grosso prevê o fortalecimento com a integração à educação profissional, ação que será realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seciteci).
Infraestrutura
Para transformar a logística de Mato Grosso e proporcionar mais competitividade, neste momento, o Estado já colocou 172 frentes de trabalho do programa Pró-Estradas e da parceria feita com 84 prefeituras.
Cuiabá também será contemplada com essas ações. Entendendo a necessidade de adequações, o Transforma Mato Grosso dará início a duas das oito obras do Complexo Viário da Grande Cuiabá: a duplicação da rodovia MT-251, no trecho Atacadão/ Fundação Bradesco (sendo 3,6 quilômetros); e da MT-010, no sentido Distrito da Guia.