Nacional

Após ressaca e destruição, Navegantes decreta situação de emergência

Pedras de estacionamento e calçadão foram arrancados (Foto: Prefeitura de Navegantes/Divulgação)

Depois da ressaca que atingiu Santa Catarina e causou estragos, a prefeitura de Navegantes, no Litoral Norte, decretou situação de emergência na tarde de segunda-feira (31). De acordo com a administração, o decreto foi enviado ao governo federal para obtenção de R$ 1,985 milhão para reconstrução da estrutura da Praia do Gravatá, uma das mais conhecidas da região.

Em Baleário Rincão, no Sul do estado, a prefeitura também decretou situação de emergência para obter R$ 400 mil para reparar os danos causados pela ressaca. A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou na segunda-feira que a ressaca que atingiu o estado de sexta (28) a domingo (30) causou prejuízos em ao menos 15 municípios.

Conforme a prefeitura de Navegantes, a ressaca deixou um rastro de destruição na área de restinga, que não tem proteção de dunas e vegetação. No local, o deck de madeira e a estrutura de sustentação foram destruídos pela água, que arrancou pedras e concreto levados até o calçadão pela força do mar.

Foram destruídos ainda o calçadão para caminhada e um estacionamento, além de parte da iluminação pública. O mar causou erosão próxima a construções que correm o risco de desmoronar. Conforme o município, uma academia popular ao ar livre, uma cancha de bocha, uma área para vôlei de areia e um parque infantil também foram destruídos.

Segundo a prefeitura, a maré levou areia para a tubulação das ruas próximas à praia, o que exigirá a troca dos tubos. O rio das Pedras e o rio Gravatá também foram assoreados pela ressaca, o que exigirá a dragagem para remoção da areia do fundo do manancial.

A expectativa da administração é de que os recursos sejam liberados em tempo de fazer os reparos até o início da temporada, quando a população local triplica com a chegada de turistas.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus