Menores privados de liberdade do Centro Socioeducativo do município de Rondonópolis, localizado a 218 quilômetros de Cuiabá, fizeram uma rebelião neste domingo (18), por volta das 13h30 da tarde. Dois agentes penitenciários e uma mãe dos internos foram feitos reféns. A situação só foi resolvida horas depois. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), os internos voltaram para os quartos após o ocorrido, e hoje (19) será decidido o que será feito na unidade.
A Polícia Militar foi acionada para ajudar nas negociações, junto ao diretor da unidade, Uelton Figueiredo. Segundo informações do comandante, Márcio Tadeu Firme, os adolescentes já começaram a se desentender no domingo de manhã. Um deles estaria ameaçando os outros internos e foi retirado.
Umas das reivindicações dos menores era à saída do diretor do socioeducativo. Após seis horas de conversa a rebelião terminou ás 19h30.
Na semana passada, 13 internos do Centro Socieducativo do município de Cáceres (220 km de Cuiabá) conseguiram fugir, após simunarem uma briga e renderem um agente carcerário. Apenas quatro foram recapturado até o momento.