Cidades DESTAQUE 2

Após quatro meses em queda, confiança do comerciante em Cuiabá volta a subir, revela pesquisa

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá sobe 0,7% na passagem de janeiro para fevereiro e atinge a marca de 109,2 pontos, aponta pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT). Este foi o primeiro avanço depois de quatro quedas consecutivas do indicador.

Apesar da alta mensal, a Icec registrada em Cuiabá retraiu 6,2 pontos percentuais no comparativo com o mesmo período de 2023. O levantamento realizado pela CNC e analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) mostrou que o índice está acima de 100 pontos. O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca a permanência dos números em nível considerado satisfatório.

“Este aumento mensal contribui para uma visão de futuro ainda promissora, apesar das consecutivas quedas observadas em meses anteriores. Esta elevação está ligada à expectativa para a economia e para o setor, além do nível de investimento das empresas”, explica o representante.

É o que mostra a pesquisa, que registra aumento mensal para Expectativa das Empresas Comerciais e Expectativa do Comércio, de 4,7% e 2,9%, respectivamente. Com relação ao nível de investimento das empresas, 46,1% dos entrevistados afirmaram que pretendem aumentar um pouco o quadro de funcionários e sobre o nível de investimento da empresa, 36,0% disseram que está um pouco maior nesse mês, além disso 61,6% responderam que a situação dos estoques está adequada no momento.

Já os subíndices que apresentaram queda mensal são as Condições Atuais das Empresas Comerciais (-2,8%) e as Condições Atuais do Comércio (-2,4%). Sobre as condições da economia do país 43,4% afirmaram que pioraram muito, já na verificação das condições atuais da empresa 34,5% disseram que melhoraram um pouco e para as expectativas para o comércio, 40,8% responderam que esperam que melhore um pouco.

O presidente da Fecomércio-MT afirma que “o período de início do ano mostra uma tendência de retração no consumo das famílias, o que impacta na leitura do empresário para o período, podendo ter melhoras com a chegada de datas comemorativas, como a Páscoa e com indicadores de renda e emprego em crescimento”.

O índice nacional se mostrou em crescimento neste mês, apresentando uma variação positiva de 2,4% e pontuação de 109,7, pouco acima do verificado na capital mato-grossense. Na avaliação dos subíndices, a expectativa para o futuro também é destaque na perspectiva a nível Brasil.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.