Nacional

Após pichações, estátua de Zumbi é limpa no Centro do Rio

A estátua de Zumbi dos Palmares, no Centro do Rio, que tinha sido pichada nesta segunda-feira (20), estava limpa na manhã desta terça (21). O monumento tinha sido vandalizado com uma suástica, entre outras manchas brancas.A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) identificou dois suspeitos de terem pichado o monumento. Um dos suspeitos e sua suposta namorada postaram fotos da estátua após o vandalismo no Facebook se orgulhando do feito e indicando a participação de outra pessoa. Entre as pichações aparece uma suástica, símbolo nazista. As imagens foram enviadas pelo VC no G1.

De acordo com o delegado Rodrigo Brand, da DPMA, os suspeitos já tinham passagem pela polícia pelo crime de pichação. A pena varia de três meses a um ano de detenção. No entanto, na lei ambiental há um agravante caso o vandalismo tenha sido praticado em monumento histórico. Neste caso, a pena varia de seis meses a um ano de detenção. A dupla pode responder ainda pelo crime de utilização de cruz suástica, que tem pena de dois a cinco anos de detenção.

Dá para dizer que são suspeitos. Essas pessoas estão publicando fotos da pichação nos perfis delas. Eles são logicamente os principais suspeitos, disse o delegado.Os dois suspeitos posaram para fotos em frente à estátua pichada, mas apenas um deles publicou as fotos na rede social. A suposta namorada do homem também compartilhou as imagens e marcou a dupla na publicação. "Maridão e titio machucaram hoje o Zumbi dos Palmares, no Centro da cidade", disse ela, na postagem.

Um usuário comentou na publicação sobre a cruz suástica, símbolo nazista também pichado no monumento. Um dos suspeitos responde que a marca é só "para chamar a atenção". "O significado todos nós sabemos. Parafraseando um grande amigo, melhor ser um preto de atitude do que um negro limitado", postou o suspeito de vandalizar o monumento a Zumbi dos Palmares, o último grande líder quilombola e ícone da resistência negra à escravidão, no período colonial, no século 17.

O perfil do homem que não postou as imagens exibe fotos de outras pichações, supostamente feitas por ele. Em todas as imagens, o piche tem o mesmo símbolo do pintado na estátua de Zumbi dos Palmares. Segundo a polícia, a marca é chamada de "xarpi" por grupos de pichadores, rivais entre si."O símbolo é a marca e o (número) cinco com uma estrela é o grupo a qual eles pertencem. Já temos alguns grupos identificados", explicou o delegado.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus