Política

Após negar informação, Valtenir destitui diretórios municipais

O presidente do PSB de Mato Grosso, deputado federal Valtenir Pereira, comunicou que todas as 132 Comissões Provisórias do partido serão destituídas temporariamente a partir desta segunda-feira (3).

A justificativa, que conta na nota do partido (confira íntegra abaixo), é para “garantir a unidade partidária”. “O objetivo de garantir a unidade partidária, o respeito às normas estatutárias e a sintonia com as ruas”, consta trecho.

O objetivo de garantir a unidade partidária, o respeito às normas estatutárias e a sintonia com as ruas

Na última terça-feira (28), o deputado estadual Oscar Bezerra, um dos descontentes com a volta de Valtenir ao PSB, divulgou a informação de que as comissões seriam destituídas, mas logo voltou atrás por e argumentos que houve dados controversos no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).

Em resposta, Valtenir afirmou que não houve qualquer mudança nos diretórios municipais. “A informação é mentirosa e tem o claro propósito de causar tumulto e confusão dentro do PSB de Mato Grosso”, disse à época.

No comunicado, ainda é esclarecido que novas Comissões deverão ser formadas nos até o dia 31 de julho de 2017.

“Medida ditatorial”

O deputado Oscar Bezerra, disse na semana que a destituição dos partidos foi “ditatorial”. “Agora, de uma forma ditatorial, ele destituiu todas as provisórias dos municípios. São 132 diretórios, com 15 mil filiados, que, de certa forma, estão sendo desprestigiados por Valtenir. Sem nenhum comprometimento partidário, Valtenir está querendo construir o seu próprio ‘timinho’”, declarou.

Oscar disse à época que a atitude de Valtenir pode ser por retaliação ao posicionamento contrário dos quatro deputados estaduais, dois federais e lideranças, como a do ex-prefeito Mauro Mendes. 

“Se for uma retaliação, é um ato desprovido de inteligência. […]“É uma estratégia que ele deve ter montado para que na eleição dos diretórios estejam pessoas ligadas e a serviço dele. Isso deixa de ser um processo democrático e passa a ser ditatorial”, alertou.

Confira nota na íntegra:

"NOTA 

A Executiva Regional do Partido Socialista Brasileiro de Mato Grosso, respaldada pelo Estatuto do PSB, decidiu inabilitar temporariamente as Comissões Provisórias nos municípios mato-grossenses, com o objetivo de garantir a unidade partidária, o respeito às normas estatutárias e a sintonia com as ruas.

A Direção Estadual de Mato Grosso informa que designará novas Comissões no município até o dia 31 de julho de 2017, após amplo diálogo com as bases, movimentos sociais e lideranças, para definir a gestão partidária diante do novo reposicionamento do PSB em nível nacional.

Direção Estadual do PSB de Mato Grosso"

 

Leia mais

{relacionadas}

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões