Depois dos prejuízos causados pelo incêndio que destruiu o Shopping Popular no início da semana, os mais de 600 comerciantes do espaço decidiram que a retomada das atividades será no campo de futebol do Complexo Dom Aquino, em Cuiabá. O local tinha sido sugerido pelo prefeito Emanuel Pinheiro durante reunião emergencial realizada na última segunda-feira (15). Com a decisão, equipes de trabalho devem iniciar os procedimentos para instalar estruturas temporárias no local já nos próximos dias.
“A força e a determinação dos comerciantes são evidentes e estamos prontos para ressurgir das cinzas. Eles estão motivados a reerguer o Shopping Popular, sabendo que contam com o apoio da sociedade”, declarou Misael Galvão, presidente da Associação do Shopping Popular.
Quanto à limpeza da área em ruínas, o secretário municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa, reforçou o compromisso da Prefeitura de Cuiabá. “A máquina entrará hoje cedo. Sob orientação do Corpo de Bombeiros, disponibilizaremos os equipamentos a partir de amanhã. Obviamente, precisamos da autorização do Corpo de Bombeiros. No primeiro momento, será necessário abrir espaço para apagar os focos de fogo restantes. Em seguida, será feita a retirada de todo o entulho, que é uma tarefa mais pesada”.
Durante a reunião, o prefeito declarou que aguarda – em 48 horas – o projeto com as diretrizes e necessidades (hidrossanitárias, elétricas, de organização e segurança) para a instalação efetiva dos associados, mas reforçou que ainda não é possível estabelecer uma data, embora tenha a expectativa para a próxima semana. O centro comercial abrigava 600 lojas, que geravam mais de 3 mil empregos diretos e indiretos.
O prefeito relembrou ainda que o processo de transferência será acompanhado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPE-MT), em conformidade com a legislação.
“O campo de futebol, a pista de atletismo, que ficam atrás do ginásio semicoberto do Complexo Dom Aquino e se estendem até a Avenida Beira Rio, são áreas planas, sem acidentes geográficos ou edificações públicas ou privadas. Por isso, conseguimos instalar a cobertura dessa área com mais agilidade, permitindo um projeto mais viável. Estamos aqui para resolver problemas e encontrar soluções. Pretendo que, já no início da semana que vem, possamos iniciar o processo de transferência e fixação dos trabalhadores, associados e comerciantes naquela região”.
Quanto à parceria com o Governo do Estado, Emanuel Pinheiro reforçou o diálogo com o governador em exercício Otaviano Pivetta. “Fizemos várias determinações preliminares aqui na Prefeitura de Cuiabá, e contamos com o apoio do governo do estado. Deixei claro publicamente ontem que estou à disposição do governador Mauro Mendes. Tudo relacionado ao Shopping Popular e à Cuiabá pode ser discutido diretamente comigo, a qualquer momento. Estou disponível para sentar com ele ou com a sua equipe sempre que necessário”.