Moradores do edifício Sunset Boulevard, localizado no bairro Aráes e que, desde a última terça-feira (14), estão fora de seus apartamentos em decorrência do incêndio ocorrido no prédio, acusam omissão da construtora Plaenge em face do ocorrido.
“Informamos que a Construtora Plaenge, diversamente do noticiado na imprensa, não está prestando qualquer tipo de auxílio aos moradores do Edifício Sunset Boulevart”, diz trecho de nota que circula no aplicativo WhatsApp. Moradores alegam que todas as despesas referentes a assistência médica e abrigo, por exemplo, estão sendo custeadas por eles próprios.
Ainda no texto, eles agradeceram ao trabalho realizado pelas equipes do Corpo de Bombeiros, “mostrando que mesmo com pouca estrutura, são verdadeiros heróis, e nos moradores, jamais esqueceremos o que fizeram por nossas vidas”.
Ao todo, são 92 famílias que só poderão retornar aos apartamentos depois de o edifício passar por uma restauração nas partes elétrica e hidráulica, conforme comunicou a Defesa Civil de Cuiabá.
“O prédio, que foi interditado no dia do incêndio, vai continuar sem uso até que os problemas apontados no laudo da perícia sejam solucionados”, observou o coordenador da Defesa Civil da Capital, Oscar Amélito.
Procurada pela reportagem, a construtora Plaenge alegou que aguarda resultado dos laudos técnicos periciais sobre as causas do incêndio.
Veja abaixo nota dos moradores e da Construtora:
Moradores – NOTA A IMPRENSA
Os moradores do Condomínio Sunset Boulevart vem a público agradecer a solidariedade de todos, após a tragédia que assolou as 92 famílias que residem no condomínio, bem como esclarecer alguns pontos que vem sendo tratados pela imprensa de forma desencontrada:
1 É de suma importância informar que a Construtora Plaenge realizou no mês de agosto do corrente ano, um “RECAL” na parte elétrica do Condomínio, exclusivamente por sua responsabilidade;
2 Informamos ainda, que a Construtora Plaenge, diversamente do noticiado na imprensa, não está prestando qualquer tipo de auxilio aos moradores do Edifício Sunset Boulevart;
3 De acordo com as apurações preliminares, o inicio do incêndio deu-se na “prumada elétrica” nos corredores de acesso aos apartamentos, e espalhou-se por todo edifício, gerando volume insustentável de fumaça tóxica, que causou problemas de saúde em moradores e até mesmo nos oficiais do corpo de bombeiros que prestavam socorro aos moradores;
Os moradores do Edifício Sunset Boulevart vem a público agradecer aos BOMBEIROS QUE SALVARAM INÚMERAS VIDAS NA DATA DE ONTEM, mostrando que mesmo com pouca estrutura, são verdadeiros heróis, e nos moradores, jamais esqueceremos o que fizeram por nossas vidas, MUITO OBRIGADO!!!
Por fim, nos solidarizamos com os Bombeiros que tiveram problemas de saúde e foram hospitalizados por intoxicação oriunda da excessiva inalação da fumaça tóxica, bem como, aos nossos amigos e vizinhos Bruno Delamonica e Achiles, que ainda se encontram internados em Unidades de Terapia Intensiva, também pela alta ingestão de fumaça tóxica oriunda da tragédia que assolou nossas vidas no dia 14.10.2014.
Obrigado a todos, moradores do Sunset Boulevart – 15.10.2014.
Espalhem por favor
Plaenge – NOTA À IMPRENSA
A Plaenge, construtora do edifício Sunset Boulevard – entregue em 2002 no bairro Araés em Cuiabá, acometido de um incêndio ontem (14/09), vem informar que:
A Plaenge mobilizou o seu corpo técnico e peritos, realizou hoje inspeções na estrutura e nas instalações elétricas do edifício.
A empresa, juntamente com a administração do condomínio, está empenhada para que o funcionamento do edifício seja restabelecido o mais breve possível.
Informamos ainda que, mesmo o edifício tendo sido entregue há 12 anos, a Plaenge realizou em agosto deste ano, revisão não obrigatória em alguns itens das instalações elétricas do edifício, e reitera à administração do empreendimento a importância dos trabalhos de manutenção tanto preventivos como de rotina.
Os 31 anos de trabalho da Plaenge em Cuiabá, onde já foram entregues 55 edifícios, são marcados por muito trabalho e honra dos compromissos assumidos. Dentro desta filosofia de trabalho, a empresa mobilizou a sua estrutura e corpo técnico visando permitir aos moradores o retorno aos seus apartamentos no mais breve tempo possível.
A Plaenge aguarda o resultado do laudo técnico sobre as causas do incêndio.