Internacional

Após greve geral na Itália, Papa discute crise com premiê

O papa Francisco e o primeiro ministro da Itália, Matteo Renzi, falaram neste sábado (13) sobre as dificuldades econômicas e sociais na Itália, um dia após uma greve geral contra as reformas do chefe do governo italiano, indicou o Vaticano em um comunicado.O ambiente do encontro foi sereno e cordial e a conversa esteve centrada no 'atual contexto marcado por dificuldades persistentes de natureza econômica e social, que têm consequências negativas no emprego juvenil', segundo o Vaticano.

O encontro, previsto há tempos, ocorreu um dia após uma greve geral contra as medidas econômicas e sociais do governo de centro-esquerda dirigido por Renzi.O principal alvo dos protestos sindicais é o "Jobs Act", uma reforma do mercado de trabalho promovida por Renzi para encorajar a criação de emprego. A lei prevê facilitar as demissões e reduzir os direitos dos empregados em seus primeiros anos de contrato.

O objetivo, sustenta Renzi, é romper a dicotomia do mercado de trabalho italiano, dividido entre contratos indefinidos muito protegidos e contratos trabalhistas precários, e encorajar o emprego juvenil. A taxa de desemprego entre os jovens italianos era de 43,3% em outubro.O sumo pontífice e Renzi também insistiram na "importância da educação para promover o futuro das novas gerações", acrescenta o Vaticano.Renzi e o Papa também manifestaram sua "grande preocupação pelo agravamento progressivo dos conflitos" no Oriente Médio.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que