Cidades

Após fortes chuvas, prefeitura inicia operação de recuperação de 15 km de ruas

A prefeitura de Várzea Grande iniciou serviços de recuperação da malha viária após período prolongado de chuvas. A média das chuvas nestes primeiros 60 dias do ano de 2018, foram 50% maiores que o mesmo período de 2017.

A Prefeitura está executando serviços emergenciais através da Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo e com recursos próprios do Tesouro Municipal.

Serão inicialmente recuperados cerca de 15 km da malha viária dos bairros Alameda, Cristo Rei e Jardim Glória I e II. A ação visa recuperar os pontos mais afetados pelas chuvas e críticos da cidade. O recapeamento consiste na aplicação de uma nova camada asfáltica sobre a antiga, com espessura de 5 centímetros e feito a quente – CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).

“Estamos, durante todo esse tempo chuvoso, trabalhando sem parar. Estamos focados na manutenção das vias diariamente. Sabemos que se trata de um período difícil e a previsão é de que as chuvas continuem ainda por alguns dias, por isso dos serviços de manutenção preventiva. Mas nosso trabalho não irá parar. A cada trégua de chuva, estaremos na rua rapidamente para amenizar os problemas causados. As vias destas localidades apresentaram maiores problemas, por isso iniciamos a operação de recuperação”, ressaltou o secretário de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso Morais.

No bairro Alameda, os trabalhos de recapeamento asfáltico tiveram início pela Av. Alameda Júlio Müller. Como explica o secretário, nesta avenida serão recapeados cerca de 1,5 km de asfalto em vários trechos. Já na Região do Grande Cristo Rei várias ruas e avenidas receberão novo asfalto, totalizando 8km, e nos bairros Jardim Glória I e II mais 5,5 km de asfalto.

“Após as fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, os trabalhos estão concentrados em ações de tapa-buraco, patrolamento, e agora com a ação de recapeamento. Estamos aproveitando o recuo de intervalos de chuvas para desenvolvermos as operações de recuperação da malha viária, resultando assim em serviços de qualidade e resolvendo aos poucos os problemas localizados em vários pontos da cidade. Estamos trabalhando no sentido de oferecer condições para que os moradores e motoristas utilizem das estradas com mais segurança e conforto para trafegarem. As vias em recuperação atendem ao argumento de serem fundamentais e importantes rotas econômicas do município, mas todas as ruas e avenidas receberão nossa atenção ou de forma paliativa ou definitiva”, destaca Luiz Celso Moraes.

O secretário disse ainda que paralelamente a estes novos serviços que estão sendo iniciados, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, continuam, tanto que a prefeita Lucimar Campos, lança neste dia 6, as obras de pavimentação asfáltica, drenagem e esgotamento sanitário dos bairros Jardim Paula II e Frutal de Minas. O montante de R$ 10,8 milhões é proveniente de convênios com o Governo Federal, por meio do PAC.

“As obras estão em andamento no município de Várzea Grande. Estamos tocando cerca de 70 obras estruturantes, além do PAC e ainda a construção de 16 novas creches, do maior Centro Odontológico do Centro Oeste, do Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos – Fiotão, da última etapa da reforma geral do Hospital e Pronto-Socorro Municipal, que vai ofertar a população usuária dos serviços do Sistema Único de Saúde – SUS, mais leitos de UTI e novas escolas na implementação da Rede de Ensino. Em parceria com o Governo do Estado a construção de mais três escolas estaduais e a duplicação da Avenida Filinto Müller. Estas obras são alguns exemplos entre tantas outras que estão em andamento na nossa cidade, o que vão beneficiar diretamente toda a população, nas áreas de saúde, educação e infraestrutura”, completou o secretário de Obras Luiz Celso Moraes.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.