Cidades

Após estado de alerta, nível do Rio Cuiabá é considerado normal

 
Embora o nível do rio já esteja se normalizando, o Comitê de Gestão de Riscos da Prefeitura continua monitorando em tempo real a variação do nível das águas.
 
“A redução do nível do rio já era esperada, mas vamos manter a atenção, pois, em virtude do período de chuvas, existe a possibilidade de voltar a aumentar”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Oscar Amélito.
 
De acordo com o coordenador, a Defesa Civil desenvolveu um plano de contingência intitulado Programa Rio Cuiabá, que durante o período de chuva – que vai até o fim de março -, o órgão permanece em alerta e assim que qualquer região ribeirinha ultrapassar o limite de 6,5 metros os moradores serão retirados da área.
 
Ainda segundo Oscar Amélito, a Defesa Civil realiza reuniões com presidentes de bairros, União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros e Similares (UCAMB) e União Coxipoense de Associação de Moradores (UCAM).
 
“Nessas reuniões são escolhidos cinco moradores e esses, mais os representantes de cada localidade são o contato da Defesa Civil nas áreas de risco, constantemente monitoradas. Dessa forma, quando uma região alagar a população será remanejada o mais rápido possível”, explica Oscar Amélito. 
 
Áreas de risco 
 
Cuiabá possui hoje, 6.400 famílias ribeirinhas ao longo de 27 córregos e dois rios, Cuiabá e Coxipó, que perfazem 35 hectares de áreas de preservação ambiental, propensas ao risco de inundação. O maior em extensão é o córrego do Barbado, que corre paralelo a outro na Região do Coxipó, o do Gambá, no Bairro São Mateus.
 
Comitê
 
O Comitê de Gestão de Riscos foi criado por determinação do prefeito Mauro Mendes e é composto por representantes de 10 secretarias municipais, entre elas, a de Serviços Urbanos que disponibilizou seis caminhões com equipes para auxiliar no suporte e limpeza dos locais atingidos pelas chuvas. 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.