O governador Mauro Mendes (União) confirmou que as obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) devem começar em Cuiabá a partir do mês de junho. De acordo com o chefe do Executivo, apesar da resistência da prefeitura de Cuiabá para aprovar o projeto, não há mais nada que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) possa fazer para impedir o avanço da obra na Capital.
“Não depende mais dele [Emanuel Pinheiro]. Já há um planejamento da construtora, eles apresentaram uma série de projetos, a Sinfra questionou e eles estão no vai e vem para aprovação disso. Mas existe uma previsão para que no próximo mês teremos a obra em Cuiabá”, disse à imprensa nesta terça-feira (23).
A prefeitura de Cuiabá rebateu o governo e manteve a sua decisão de não autorizar a retirada dos trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o início das obras do BRT na Capital.
Em sua manifestação, na ação que se encontra 2ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, a gestão Emanuel Pinheiro (MDB) voltou a afirmar que a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), não apresentou no processo de análise por parte da prefeitura, qualquer projeto executivo ou ao menos projeto básico.
O governo Mauro Mendes vem acusando a prefeitura de estar agindo de máfé, não analisando os documentos referentes ao processo de implantação do BRT e autorize o início das obras do modal na Capital.
Obras
As obras de implantação do BRT já estão adiantadas em Várzea Grande, onde os trilhos do enterrado VLT já foram totalmente removidos. A expectativa é a que o mesmo ocorra na Capital, após a aprovação dos documentos.