A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta segunda-feira (30) a Operação Caronte para aprofundar as investigações sobre o cemitério clandestino descoberto em Rondonópolis, a 220 km de Cuiabá. O local foi identificado em fevereiro deste ano e, desde então, 11 corpos foram encontrados e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para identificação e apuração das causas das mortes.
Com foco nos crimes de homicídio e ocultação de cadáver relacionados ao cemitério clandestino, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão durante a operação. A ação é conduzida pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rondonópolis e faz parte de uma investigação mais ampla que apura a atuação de uma organização criminosa na cidade.
Durante o cumprimento dos mandados, em diferentes pontos de Rondonópolis, os policiais localizaram drogas, armas de fogo e materiais de pesca, além de pescado irregular. Três pessoas foram presas em flagrante, sendo uma delas autuada também por pesca predatória. Os investigados são apontados como integrantes de um grupo envolvido em homicídios e ocultação de corpos.
A operação contou com apoio da Polícia Militar Ambiental e da Delegacia Regional de Rondonópolis. O nome “Caronte” faz alusão ao barqueiro da mitologia grega que transporta almas para o submundo, simbolizando a brutalidade dos crimes investigados. A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas sobre armas ilegais podem ser feitas pelo número 197, contribuindo com a segurança pública.