Plantão Policial

Após denúncia de maus tratos e insalubridade, juiz realiza inspeção na PCE

Devido as denúncias de familiares de presos com reclamações sobre visitas e a preocupação sobre contaminação pela Covid-19, uma visita do Sistema de Justiça e Segurança Pública foi realizada na Penitenciária Central do Estado (PCE) a pedido do juiz da Vara de Execuções Penais, Geraldo Fidélis. E teve a participação do secretário adjunto de Administração Penitenciária (SAAP), Emanoel Flores, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso (OAB/MT), Conselho da Comunidade, Defensoria Pública, Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário (GMF).

Conforme o juiz Geraldo Fidelis, há a necessidade de aumentar o contato dos presos com os familiares, pois as ligações têm sido quinzenais. Também foi levantado a necessidade de rever a portaria conjunta entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Defensoria Pública e a OAB/MT de 20 visitas por videoconferência diariamente.

Uma reunião por videoconferência será realizada no fim da tarde desta quinta-feira (25.06) para deliberar os temas com a Sesp.

“Em meio a pandemia fica todo mundo nervoso. Os familiares querendo falar e os presos querendo saber como está aqui fora. Ficar preso já mexe com o psicológico imagina numa pandemia sem visita, fica clima tenso, mas no mais, está tudo bem encaminhado, bem atendido aqui na PCE. A unidade se mostra tranquila e bem atendida pela questão médica”, comentou o magistrado.

O diretor da PCE, Agno Ramos, explicou que as visitas por ligação telefônica foram suspensas nos raios 2 e 4, por indisciplina dos presos por tentativa de fuga depredando a estrutura da unidade, além de celulares encontrados nas celas dos mesmos. A suspensão foi nesta semana e eles vão voltar a ter visita por ligação na próxima se não cometerem nenhuma infração disciplinar.

Os demais presos do raio 1, 3, 5 shelter e módulos de aço estão fazendo as ligações normalmente. Todos os presos têm feito contato telefônico com a família, a cada 15 dias e a proposta é reduzir para que seja semanal.

Covid-19

De acordo com os dados da Sesp, de 24 de junho, dois presos foram testados positivo para Covid-19 na PCE e fazem trabalho intramuros e são do módulo de aço, que fica fora dos raios. Eles estão no fim da quarentena. Quatro estão sob suspeita e também estão em isolamento. Outros 17 testaram negativo para Covid-19. Todos são atendidos pela unidade de saúde dentro da unidade. Não tem nenhum preso internado.

O defensor público Márcio Bruno, integrante do Núcleo de Execução Penal, comentou que dentro da conjuntura, não é uma situação caótica, existem problemas, mas há um esforço para resolvê-los dentro das possibilidades.

“Conversamos com presos, eles reclamaram que quando há suspeita, o isolamento é muito grande (14 dias). Não tivemos contato com os presos contaminados, eles estão em outra parte e entramos apenas nos raios. Vimos que foram adquiridos remédios aos presos como profilaxia”.

O presidente da Comissão de Direito Penal da OAB/MT, Leonardo Bernazzolli, comentou que a PCE está transformada positivamente desde a operação Elisson Douglas, em agosto do ano passado e há uma melhora estrutural, embora há muito ainda o que se fazer para uma melhor dignidade à população prisional.

“Em relação ao coronavírus, a unidade vem adotando protocolos dentro do que é possível, similares ao que vemos no mundo aqui fora, se tem sintomas, o cubículo todo é isolado. Os presos são tratados com medicação, e estão sendo tratados como pessoal aqui fora. Espero que o vírus não avance dentro da unidade, contudo, a situação aqui fora é muito pior do que ocorre dentro da unidade em relação a Covid-19”.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, comentou que a gestão do Sistema Penitenciário de Mato Grosso é transparente e anda em harmonia com sistema de justiça.

“Recebemos todos aqui demonstrando a nossa transparência nas ações desenvolvidas no Sistema Penitenciário atuando na prevenção e combate a Covid-19. Foi mostrada higienização da unidade, utilização de EPI pelos servidores e uso de máscara pela população carcerária. Nossa atuação tem sido em conjunto com o GMF/TJ, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e Conselho da Comunidade. Ressalto também o empenho dos nossos profissionais que não medem esforços para fazer um trabalho de excelência”.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em